Wi-Fi pra geral!

-por , em 22/08 -
Wi-Fi  pra geral!

Já tem algum tempo que algumas cidades do país vem discutindo a possibilidade de abrir sinal de Wi-Fi gratuito em locais públicos. Na verdade uma coisa que já poderia estar aí funcionando já a anos a fio só começou a ser cogitada por aqui com a Copa do Mundo e o desespero questionamento dos gringos com relação a internet – convenhamos, ainda precária por aqui – e como ela vai funcionar e se vai funcionar. E infelizmente temos que admitir que eles tem razão.

Velocidade da internet brasileira a parte, aqui em São Paulo pelo menos começou o projeto “Praças Digitais”, que tem como objetivo abrir sinal de Wi-Fi em 120 praças públicas de São Paulo. Neste momento, testes estão sendo realizados na Praça D. José Gaspar, na República, com o sinal sendo aberto gradualmente para a população. Os primeiros resultados no entanto, não empolgaram muito os nerds usuários, que relatam muitas dificuldades para conseguir o acesso – este vídeo ajuda a entender melhor.

É absolutamente normal que os resultados dos primeiros testes não sejam muito satisfatórios, até porque repito, não temos uma infra-estrutura de internet compatível com os usuários – segundo pesquisas, os brasileiros são os que ficam mais tempo online. Mas também é normal que surja uma preocupação: a iniciativa que é de fato muito boa, será concluída? A promessa de 120 praças públicas atendidas em São Paulo, além de parques e outras áreas públicas será cumprida e levada até o final? O restante do Brasil também tem ou terá projetos semelhantes? E talvez, a questão mais importante no meio de todos estes avanços tecnológicos: a qualidade da internet no Brasil, sempre tão aquém do esperado, finalmente atenderá a demanda não da Copa do Mundo, mas dos brasileiros em geral depois da Copa?

wifi

Ok, sabemos que o país tem outras necessidades maiores e mais urgentes como saúde, educação, transporte, segurança e etc. Necessidades pelas quais fomos às ruas dias atrás. Mas tudo isso também está atrelado à tecnologia e sua infra-estrutura. Temos diversos exemplos pelo mundo que uma tecnologia avançada melhora a qualidade de vida de uma nação em diversos aspectos e por aqui uma internet tão precária é apenas a ponta do iceberg. Esperemos então que a iniciativa do Wi-Fi público seja também apenas o começo do longo caminho a ser percorrido para que possamos usufruir de tecnologia suficiente para ajudar a solucionar os outros problemas do Brasil.

POST ORIGINALMENTE ESCRITO PELA COLABORADORA THAIS CRUVINEL.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você