Feiticeira Escarlate é o título de Wanda Maximoff; uma personagem da Marvel Comics criada por Stan Lee e Jack Kirby. Pertenceu ao grupo Irmandade dos Mutantes, liderados por Magneto, e posteriormente integrou a equipe dos Vingadores.

Irmã de Pietro (Mercúrio), foram sequestrados ainda criança e modificados geneticamente. Durante muitos anos, acreditou-se que Wanda e Pietro eram filhos de Magneto, no entanto, após essa informação vir a tona, não é mais considerada a paternidade, pelo menos, nos quadrinhos.

Wanda é considerada o mais poderoso personagem da Marvel, pelos seus criadores, pelos fãs e também pelo presidente da Marvel Studios Kevin Feige.

No MCU, Wanda foi introduzida em Vingadores: Era de Ultron, e em seu arco cinematográfico, seus poderes lhe foram dados, a partir da joia da mente, uma das joias do infinito.

Inicialmente, Wanda tinha como poder a telecinesia e a manipulação da mente, induzindo visões inexistentes. Contudo, a evolução da personagem tem sido contínua, aprendendo a manipular seus poderes psiônicos, criando escudos e gerando explosões.

Grande parcela de seu poder, até então visto de maneira moderada, foi expressado em Vingadores: Ultimato, quando sozinha, quase derrotou Thanos, que precisou abrir fogo contra seu próprio exército para “se livrar“.

PERSONAGEM MAIS FORTE
É necessário a compreensão de que quando se diz “personagem mais forte“, não se refere a aspecto físico. Ela não tem músculos, ou armaduras blindadas, mas o poder que detém, transcende as habilidades de seus companheiros, e ai eu volto em Thanos, onde sozinha, ela poderia ter despedaçado-o; palavras do próprio Feige.

Como os poderes de Wanda funcionam nos planos físico e psíquico, ela pode atacar um inimigo de várias maneiras, e os filmes do MCU, não mostram nem 10% da capacidade que a personagem tem.

QUADRINHOS
O relacionamento de Wanda Com visão rendeu frutos e nos quadrinhos eles casaram e tiveram filhos. Era uma das líderes dos Vingadores juntamente com Homem de Ferro, com quem conflitava constantemente, pois ele anulava suas ordens.

Tamanho poder de Wanda que ela tinha, inclusive, a capacidade de ressuscitação, que utilizou com Magnum. Desenvolveu uma poderosa habilidade de alterar a realidade, que ficou conhecida como “Magia do Caos“, mas, tal poder lhe causou desequilíbrio mental.

O desequilíbrio de Wanda, em virtude do poder lhe causou um colapso nervoso, e a personagem dizimou grande parte dos Vingadores. Inclusive Visão.

A partir do trauma, Wanda manipula a realidade de maneira constante idealizando um mundo onde a maioria é de mutantes e ela seria humana, e estaria feliz com sua família.

WANDAVISION
Acreditamos então, que em breve, essa loucura de Wanda, essa manipulação da realidade em meio a Magia do Caos, poderá ser vista no seriado do Disney Plus, WandaVision.

O primeiro vislumbre, com imagens clássicas no aspecto Sitcom, e até mesmo o traje clássico da personagem nos remete a adaptação dos eventos de Vingadores: A queda e Dinastia M, onde veremos uma Feiticeira Escarlate precisando lidar com o trauma de sua perda, ao mesmo tempo que tenta minimizar de alguma forma, esta através da manipulação da realidade.

Outra questão que nos leva a crer, é o fato de Wandavision estar ligado com Doctor Strange no multiverso da loucura, próximo filme do Doutor estranho, que segundo o próprio Kevin Feige, precisará lidar com os eventos causados por Wanda em Wandavision. Nos quadrinhos, quem precisa lidar com Wanda após sua explosão de insanidade e morte dos vingadores, é o Doutor Estranho, que usa o Olho de Agamotto, e acaba descobrindo uma lembrança tão horrível que a fez entrar em um estado catatônico.

Feige, planeja seguir uma linha diferente na fase da Marvel, explorando os múltiplos universos e porque não as múltiplas possibilidades; Quando ele menciona em entrevista que Wanda é a personagem mais poderosa do MCU, acima de Capitã Marvel, ele a coloca em outro nível, mesmo que ambas tenham seus poderes derivados de joias do infinito.

WandaVision  está prevista para estrear no Disney Plus em 2020. 

LEIA MAIS SOBRE DISNEY+