Salve Salve Newtypes do mundo! Gundam é uma das franquias de maior sucesso no mundo dos animes. E todos sabem que animes sempre faturam alto com seus action-figures, já que esse universo é gigantesco e tem material para todos os gostos como vimos nessa matéria que escrevi há um tempo. Mas vocês sabiam que Gundam possui um tipo único de Action-Figure? Um universo próprio dentro desse gigantesco universo? Não? Continuem lendo que vocês vão descobrir. Então simbora que agora é hora!

Bem, há pouco tempo falamos um pouco sobre Gundam e hoje vamos falar sobre os Gunplas. Gunplas são model kits que representam os veículos e personagens do universo Gundam pela Bandai. Estes kits tornaram-se populares entre os fãs de anime mecha e entusiastas do modelo no Japão e em outros países asiáticos nas proximidades desde a década de 1980. A modelagem de Gundam começou a se espalhar pela Europa e na América do Norte nos anos 90 com as séries Gundam sendo comercializada em todas as mídias. O nome Gunpla vem de Gundam Plastic Model.

Os models kits de Gundam consistem em várias bandejas de partes ou “runners” que são de encaixe (modelos mais pós-1990) ou exigem cola (modelos mais antigos anteriores a 1990). A imagem da capa na caixa, ou a arte da caixa, é uma ilustração da imagem do mecha em ação. Todos os Gunplas são fornecidos com adesivos e às vezes decalques para aplicar cores e marcações extras como pode ser visto nos animes, filmes, manga ou jogos de vídeo. Kits menores muitas vezes exigem tinta para dar ao modelo uma aparência acabada.

Os kits tem diversos tamanhos como 1:144 (aproximadamente 13 cm), 1:100 (entre 16 e 19 cm), 1:60 (aproximadamente 30 cm) e são divididos em várias categorias como High Grade (HG), Real Grade (RG), Master Grade (MG), Reborn-One Hundred (RE/100) e Perfect Grade (PG). Assim como todo action figure, os Gunplas também possuem seus bootlegs, que são os “piratas”, mas que já estão alguns passos à frente da Bandai lançando modelos que a própria Bandai ainda não lançou. Uma das diferenças dos Gunplas para outros action figures, é a infinidade de customização que você pode aplicar ao seu Gundam, nomeando ele da forma que você quiser. 

O sucesso dos Gunplas é tanto, que um dos mais atuais animes da série Gundam trata justamente sobre os Gunplas. Chamado Gundam Build Fighters, o anime conta uma forma futurista dos colecionadores de Gunplas, onde é possível ser piloto do modelo que você criou por meio de uma tecnologia para movimentação dos kits.

Então Newtypes, curtiram saber um pouco sobre Gunplas? Não deixem de comentar aí embaixo, na nossa página no Facebook e nas outras redes sociais:. Como diriam agora Cris e Panda: é tudoCOXINHANERD(tudo junto mesmo!)

Leia mais sobre animes

 

Compartilhe: