Quando começamos uma dieta ou um programa de reeducação alimentar, nossa maior aliada (ou inimiga) é a tabela de calorias, concordam? (vou fingir que todos concordaram) Pois então… Hoje eu estava organizando meu prato do almoço e me peguei fazendo a seguinte pergunta: Mas que diabos são as calorias, afinal de contas? Pois é… Sabemos que a explicação envolve energia… Mas você sabe realmente tudo o que precisa saber sobre as tais? Bom, se sabe, parabéns! Mas se não sabe, junte-se aos bons e descubra com a Coxinha Nerd.

 

Vamos começar pelo começo: A caloria é uma unidade de energia. (ooohhhh) – Pois é, todos os alimentos fornecem energia, que é fundamental para o desempenho das atividades físicas e para o metabolismo. A unidade padrão de medida utilizada para determinar energia é a caloria; esta equivale à quantidade de energia térmica necessária para elevar a temperatura de 1 ml de água, numa temperatura padrão inicial, de 1°C. Em termos práticos, caloria é a energia originada do alimento, que é utilizada em diversas funções do organismo como caminhar, correr, pensar e manter os órgãos funcionando; enfim, para continuarmos vivos.

 

Quando se trata de metabolismo de alimentos, a quantidade de energia envolvida é bastante elevada, sendo necessária a utilização de quilocaloria, equivalente a 1000 calorias. Você deve estar se perguntando, então, porque todos mencionam que um alimento tem “tantas calorias” e não “tantas quilocalorias”, não é? A resposta é simples: praticidade e convenção popular. Dessa maneira, você não deve considerar errada a denominação “caloria” no seu dia-a-dia.

 

Qual a origem das calorias?

 

Todos os macronutrientes (carboidrato, gordura e proteína) podem estar presentes em um determinado alimento, mas suas quantidades variam, costuma-se classificar o alimento como sendo do grupo do macronutriente de maior quantidade. Para exemplificar, a batata é considerada como um alimento fonte de carboidrato, porque este é o macronutriente mais encontrado em sua composição: cada 100 g de batata cozida contêm 20 g de carboidrato, 1,9 g de proteína e 0,1 g de gordura.

 

Como ocorre a eliminação de peso?

 

Planos alimentares que visam a eliminação de peso após um período determinado são elaborados através de um déficit de calorias em relação à necessidade energética do indivíduo. Assim, para conseguir eliminar peso, a pessoa terá que consumir um valor menor de calorias em relação a sua necessidade. O cálculo da necessidade de energia a ser consumida diariamente, é feito de acordo com as características do indivíduo; assim, é fundamental que se saiba idade, sexo, peso, estatura e nível de atividade física.

 

“…mas, quantas calorias tem?…”

 

A partir de agora, antes de questionar quantas calorias há em um alimento, lembre-se de que os macronutrientes têm funções específicas no organismo e são essenciais para que você continue esbanjando saúde! Leia mais Quais macronutrientes e substâncias dos alimentos são fornecedoras de energia? Entenda como são calculados os valores calóricos dos alimentos.

 

Deu para entender tudo direitinho? Fazer uma reeducação alimentar não é simplesmente seguir a dieta que seu nutricionista lhe passa. Em alguns momentos, como em festas, churrascos, férias e viagens repentinas, você estará sem a sua dieta em mãos e terá que raciocinar sozinho sobre o seu prato de comida. Para essas e outras ocasiões que é importante você estudar tudo direitinho, entender para que serve realmente cada alimento, se dedicar a entender o organismo que nos carrega para todos os lados nos auxilia a perder todos os quilos que precisamos perder. Não esqueça disso jamais!