O assunto Google Panda tem circulado pela grande rede mas nem todo mundo está ciente do que significa… Vamos às explicações:
O Google Panda é uma atualização algorítmica que tem como objetivo penalizar as content farms e link farms que se encontram um pouco espalhadas pela internet. Tanto as content farms como as link farms têm como objetivo conseguir atrair visitantes através de conteúdo de baixa qualidade, cópias integrais de artigos de outros blogs, ou simplesmente citações de conteúdos de outros sites, sem que na verdade ofereçam conteúdo e insights de grande qualidade para os seus usuários. Todo tipo de site/blog que se encaixa nesse perfil será penalizado nos seus posicionamentos orgânicos nos resultados de pesquisa do buscador Google.
O lançamento oficial do Google Panda ocorreu em 12 de agosto, veja aqui um artigo específico sobre o lançamento em português. Quando o Google Panda foi lançado oficialmente nos Estados Unidos, afetou diretamente 12% das pesquisas orgânicas, o que refletiu no tráfego de muitos sites. De acordo com o Search Engine Land o Top 10 das maiores quedas inclui diretórios de artigos, como o ezinearticles, que perdeu mais de 90% de seus posicionamentos no Google.
Na realidade o Google panda tem como objetivo “proteger” o conteúdo dos sites e dos autores de textos e pesquisas interessantes e não prejudicar sites pequenos que “copiam” muitas vezes 100% do conteúdo de sites maiores sem nem ao menos acrescentar um comentário próprio. Os sites pequenos que copiam conteúdo para atrair visitações e desta forma aumentar seus ganhos com o Google Adsense serão sim prejudicados, já aconselho que mudem suas estratégias.
Um bom artigo para ler e acima de qualquer coisa aprender é o More Guidance os Building High-Quality Sites (blog oficial da Google) ~ nele é dito que o Google Panda é apenas uma das 500 melhorias que ocorrerão no algoritmo de seu buscador até o final do ano ~ o que significa que os espertinhos que vencem às custas das idéias e criações alheias terão que botar seus cérebros para funcionar um pouquinho.
A Google informa ainda que continuará a promover melhorias no seu algoritmo de rankeamento de pesquisas de forma a ajudar blogueiros e webmasters a conseguir mais tráfego em seus sites.
E aí? Já está sentindo as mudanças do Google Panda em seu Blog? Pense um pouquinho e melhore a qualidade de seu conteúdo com as suas idéias. Notícias são iguais em todos os sites, o que muda é o que você pensa delas, sua forma de colocar seus textos e toda a criatividade envolvida. Pense e crie! 😉
Compartilhe: