Virgo – Andre Matos & Sascha Peath

-por , em 28/01 -
Virgo – Andre Matos & Sascha Peath

Olá pessoas! Tudo bem, com vocês?! Vim falar de uma coisa que realmente gosto pouco, muito pouco! Música! Sim, pois é praticamente 24 horas por dia com fones de ouvido ou qualquer outro meio de se ouvir música. Mas deixando besteirinhas de lado, vim perguntar para todos: Conhecem o Virgo?! Não, não… Não tem nada a ver com o zodíaco, quer dizer, mais ou menos, mas é essencialmente, música. É um projeto de rock progressivo realizado por Andre Matos e Sascha Paeth. Melhor dizendo, conhecem eles?!

Bom, como alguns seguidores do bom e velho Rock ‘n’ Roll e do Heavy Metal devem conhecer, Andre Matos é um vocalista brasileiro muito famoso, conhecido por ter feito parte de bandas muito importantes do cenário do metal, não só no Brasil, mas no exterior também como Angra, Shaman e Viper, além de ter participado de projetos tão importantes quanto como Avantasia, Aina, Symfonia e que hoje segue carreira solo. E Sascha Paeth é um guitarrista alemão, masterizador e produtor muito importante dentro do cenário do Metal, tendo trabalhado com bandas como Angra, Shaman, Rhapsody of Fire, Kamelot, Epica, além de trabalhar como guitarrista no Avantasia (inclusive viajando em turnês quando estas acontecem), e que sabe muito de produção, mixagem, co-produção, ou seja, tudo que dá uma finalização perfeita para os nossos ouvidos!

E o que os dois tem a ver, além de terem trabalhado juntos nas produções de alguns CD’s juntos?! Sim, Virgo! Para começo de conversa, sim, os dois são do signo de Virgem, por isso que foi dado ao projeto o nome de Virgo, e os dois decidiram fazer uma coisa deles, juntos. Como vocês puderam perceber, os dois estão envolvidos com Heavy Metal, ou Power Metal, até o último fio de cabelo, mas eles gostam de bandas que não são necessariamente deste segmento, então, para quebrar um pouco dessa pegada mais pesada, eles decidiram fazer um CD mais ameno, claro que não deixando o Rock de lado, mas não tão denso como os CD’s de Metal e assim, nasce-se Virgo (que desculpem, vou ter que falar, adoro o projeto!).

Como eu já disse, não se pode dizer que o CD é um CD de Metal, porque este mesmo apresenta uma grande variedade musical, sempre flertando muito com a música clássica, em que percebemos claramente vários instrumentos, como os de corda, o piano, etc., como também um coral que em algumas faixas, chegam a lembrar os corais americanos de igrejas cantando música Gospel. Curiosidade: coral regido pelo Andre Matos, segundo pesquisas, porque, além de ser um representante muito grande do Metal brasileiro lá fora e aqui também, Matos é formado em Música, regência e tudo mais que se tem direito!

Ao longo das faixas, pode-se perceber as influências que ambos tiveram ao compor as músicas do projeto, como realmente foi declarado por eles em entrevista. Claro que não chegariam à perfeição de seus ídolos, como eles mesmo falaram, mas percebemos a influência de Queen, Def Leppard, Helloween, Pink Floyd! Ou seja, só música de boa qualidade e que igualmente originou o CD de boa qualidade!

Este projeto, já é relativamente antigo, é de 2001, e quando ele foi iniciado, veio com a promessa que com o tempo, viriam mais CD’s, mas, a promessa ficou por aí mesmo, e só temos este único para escutar mesmo, deixou saudades, seria ótimo se tivéssemos mais músicas para aproveitar da criatividade e bom senso dos músicos, mas vai que de repente venham novidades por aí, o importante é não perder as esperanças! E até rendeu inclusão de uma das faixas nos shows ao vivo de Andre Matos!

Espero que tenham gostado da dica que dou aqui, pois, como eu disse, vale muito a pena curtir o projeto, músicas excelentes, de muito bom gosto de um rock meio pop para ninguém reclamar! Não me arrependo pela aquisição (que descobri há alguns anos, andando na Galeria do Rock, em São Paulo e pagando 10 reais!), e que me conquistou e me rendeu… Espero que gostem!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você