Nem todo mundo se lembra dela, mas foi a primeira série pela qual eu me interessei e passei a acompanhar apaixonadamente (Punky e Família Dinossauro não contam). Hoje li esta notícia e lembrei que uma das minhas séries preferidas até hoje já tem vinte anos! Fox Mulder e Dana Scully formam pra mim o melhor casal de séries até hoje, melhores até que Amy e Sheldon. Ok, talvez eles sejam o segundo melhor casal de séries, mas por uma diferença bem pequena.

Arquivo X estreou na TV americana em setembro de 1993. A temática abdução / alienígenas / conspiração do governo / FBI agradou em cheio e foi conquistando fãs e altos índices de audiência ao longo das temporadas, inclusive no Brasil. Lembro que aqui passava na Record (?) todas as segundas-feiras bem tarde e eu ia pra escola a duras penas às terças de manhã. Mas não tinha como não me envolver: cada episódio era uma história bizarra ou alguma evidência de vida existente em outro planeta. Ou alguma ceninha mais romântica entre Mulder e Scully – que só foram se pegar mesmo lá pela 7ª temporada, pelo menos explicitamente – que levavam uma parte dos fãs à loucura. De alguma forma virou um ícone pop da década de 1990 que até hoje é difícil de esquecer.

arquivo x série

Não há como negar que a primeira metade da série, até a 6ª temporada mais ou menos foi quando a série chegou ao auge. As tramas conspiratórias foram ficando cada vez mais sensacionais, os casos paranormais mais arrepiantes e foi quando também apareceram os melhores personagens. Como se esquecer do Canceroso ou do Skinner, coadjuvantes que por muitas vezes roubavam a cena dos protagonistas? A sexta temporada aliás é pra mim a melhor temporada com os melhores episódios e tem o impagável “Dreamland”, dividido em duas partes em que Mulder “troca” de corpo com o tal do Morris. Absolutamente sensacional.

arquivo x personagens

A série era tão boa e fazia tanto sucesso que ganhou dois filmes (o último lançado seis anos depois do fim da série). Devo admitir que os filmes não fizeram muito jus e deixaram a desejar, mas mesmo assim merecem ser assistidos pois expandem um pouco a história imortalizada na TV.

Eu sei que pode parecer um porre eu contando aqui sobre episódios, personagens e teorias da série como se fosse todo mundo íntimo e acompanhasse. Sei que muita gente nem conhece, mas a graça é essa mesmo. Instigar vocês a procurar, pesquisar e acompanhar a série, um clássico da TV até hoje. Fica a dica: hoje ela é exibida pelo canal TCM e tem suas temporadas disponíveis em DVD e no Netflix. Os filmes também tem em DVD e são bem fáceis de encontrar: “Arquivo X – O Filme” e “Arquivo X – Eu Quero Acreditar”.Eu recomendo que vocês pelo menos comecem a acompanhar e depois me contem o que acharam. E quem já conhece e acompanhou, conta aí: qual seu episódio/temporada/personagem preferido?

POST ORIGINALMENTE ESCRITO PELA COLABORADORA THAIS CRUVINEL.

Compartilhe: