O gigantesco sucesso de WandaVision mobilizou as redes sociais nas últimas semanas. Inúmeras teorias surgiram, bem como nomes de personagens que podem estar relacionados ao que irá acontecer na série. Um dos nomes mais mencionados é o do vilão Mephisto, o demônio da Marvel. Nas últimas semanas, porém, outro demônio vem ganhando destaque entre as notícias.

Quem é?

Pesadelo é um personagem das histórias em quadrinhos criado por Stan Lee e Steve Ditko. Ele é um demônio interdimensional e também um dos principais inimigos do Doutor Estranho. Sua primeira aparição foi em 1963, em uma HQ de Strange. Pesadelo é o líder da Dimensão dos Sonhos e foi um dos responsáveis pela criação dos Senhores do Medo. Seus poderes são inúmeros, tornando-o um vilão bem difícil de ser derrotado. Ele se alimenta do medo das pessoas durante o sono e atormenta cada um enquanto dormem.

Sua aparência pode não parecer amedrontadora, afinal, Pesadelo vaga por aí com seus cabelos verdes, roupa colante e uma capa rasgada. Ele também cavalga em um unicórnio negro chamado “Dreamstalker” (Perseguidor de Sonhos, em tradução livre). Para se manter poderoso e vivo, Pesadelo precisa da energia liberada pelo medo durante os sonhos, o que torna quase impossível impedir sua existência. O Doutor Estranho, mago supremo na Terra, é seu maior adversário, mas Pesadelo já enfrentou  Wolverine, Venom, Professor Xavier e muitos outros.

Na Dimensão dos Sonhos pouco medo existe, o que obrigou Pesadelo a abandonar seu local de origem e vir para o reino dos humanos, onde o medo pode se tornar um grade protagonista. Ele é capaz de direcionar sua atenção para uma única pessoa, provocando uma agonia extrema. Ele consegue transportar a mente para sua própria dimensão, onde consegue infligir um medo gigantesco na vítima. Suas escolhas favoritas são vítimas com traumas, algo parecido com nossa querida Wanda.

O vilão

Dentre seus inúmeros poderes, Pesadelo é capaz de controlar a escuridão, manipular diferentes dimensões e energias, controlar as emoções dos seus adversários, lançar raios de energia e outros feitiços, além de ser imortal. Pesadelo também tem uma espécie de vara mágica, que ele usa para gerar um labirinto quase impossível de se escapar. Quando a situação está complicada, ele é capaz de convocar inúmeros ajudantes, tendo o Dreamstalker como seu fiel escudeiro sempre. Em resumo, ele pode ser derrotado, mas nunca destruído. 

Não pense, porém, que ele não tem suas fraquezas. Quando está fora de seu reino, Pesadelo fica enfraquecido, mesmo com todo seu poderio. Ele também fica mais fraco quando suas vítimas conseguem superar os seus medos, mesmo que estejam em sua dimensão. Seu cavalo muitas vezes é visto como um pégaso negro, com asas gigantescas, com fogo saindo pelas narinas e pelos cascos. Ele é capaz de cavalgar entre as realidades e pode percorrer grandes distâncias.

O MCU

Pesadelo já realizou inúmeras alianças ao longo dos quadrinhos, principalmente com outros demônios e divindades (alô Mephisto!). Ele também é primo do vilão D’Spayre (que apareceu na segunda temporada de Manto e Adaga). Nos quadrinhos, em um de seus maiores conflitos ao lado do primo, foram necessários o Doutor Estranho, Clea e Rintrah para derrota-los. Com a ajuda do Demolidor, os magos derrotaram o grupo, o que nos leva a recente confirmação de que Charlie Cox estará em Homem-Aranha 3 como Demolidor. 

Se ainda não demos provas o suficiente de que Pesadelo pode mesmo aparecer em breve no MCU, o que dizer desse pôster publicado pelo designer da Marvel, BossLogic, em 2020?

Difícil pensar que Pesadelo não estará no MCU não é?

Assine o streaming do Disney Plus e ganhe 7 dias grátis na plataforma para assistir seus filmes e séries favoritas do universo Marvel, Star Wars, Pixar, Disney Animation e muito mais.

WandaVision é exibida semanalmente no Disney+.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES