VIKINGS | Tudo o que você precisa saber sobre essa cultura incrível!

ESSA CULTURA É APAIXONANTE DEMAIS

Vocês sabem que a gente ama VIKINGS! Seja a verdadeira cultura viking que de tão distante conhecemos, seja a série maravilhosa que explode nossa cabeça com cenários incríveis e atuações fenomenais. Por isso, quando recebi essa lista de curiosidades criadas pela autora brasileira Zia Stuhaug, que inclusive ama a cultura viking tanto quanto nós, resolvi publicar na mesma hora!

A Zia é autora de Anjo Russo, um romance policial que se passa na Escandinávia. Ela estudou por quase 10 anos sobre a cultura nórdica para produzir seu livro e, acabou listando algumas curiosidades bem interessantes para os fãs! Olha só:

SEM CHIFRES

Diferente de estereótipos de desenhos animados, quadrinhos ou filmes antigos, os vikings não usavam capacetes com chifres para guerrear, a não ser em casos especiais como cerimônias.

DIREITOS FEMININOS

Mesmo que as mulheres não fossem completamente emancipadas e independentes, ainda sim as vikings tinham mais liberdade que outras de sua época e eram tratadas de forma mais liberais do que os saxões, por exemplo. Elas podiam herdar propriedades, pedir o divórcio e recuperar seus dotes caso o casamento terminasse.

A MORADIA

As casas eram rudimentares, feitas de madeira, palha e pedras.

HONRA AOS QUE SE FORAM

Para os vikings, era uma grande honra quando em sua cerimônia fúnebre o corpo era colocado em um barco. Na religião nórdica, acreditava-se que guerreiros valentes iam para domínios festivos e gloriosos após a morte, e os barcos serviam para ajudar na chegada ao seu destino final, Valhalla, junto aos deuses. Indivíduos importantes, eram muitas vezes, cercados por armas e bens valiosos em suas embarcações.

EXPLORADORES

Mesmo que grande parte da população Viking morasse em fazendas, cultivando seu próprio sustento, muitos eram guerreiros, que no século IX, navegaram pela Europa e invadiram diversas cidades.

Em sua obra Anjo Russo, Zia Stuhaug revela uma instigante história rodeada pela cultura nórdica, que possui peculiaridades únicas, e que mergulha o espectador nessa trama que mescla o olhar brasileiro sobre esse conjunto de valores dos vikings, russos e escandinavos. Dá um confere na sinopse aqui embaixo – eu já estou apaixonada:

ANJO RUSSO

Neve, aurora boreal, um manuscrito islandês do Século XIV, mistérios e segredos se entremeiam e transformam a vida da jovem médica brasileira Elisa, casada com um rico norueguês. Na prosa ágil e elegante de Zia, um mundo novo e cheio de mistérios se abre aos nossos olhos. Uma voz aqui do Brasil que vai até bem longe e nos apresenta esta história cheia de aventura, coragem e amor. Uma narrativa sobre pertencimento, repleta de uma saudade implícita, mas também de amoroso encanto pela Noruega, seus costumes e sua gente.

Aproveite e confira o último vídeo do nosso canal:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

MARVEL | Os 3 melhores jogos dos heróis que mais amamos!

Quem está viciado no Universo Marvel depois de ter assistido Vingadores: Guerra Infinita sem dúvida vai querer algo para continuar  apreciando o melhor de todos os heróis e vilões. Para isso o Coxinha Nerd pensou nessa lista dos 3 melhores jogos para jogar e continuar...

DICA DE MARATONA | 12 Filmes para maratonar e morrer de rir!

É MARATONA QUE VOCÊ QUER @? Tudo é motivo para curtir uma maratona de filmes, ainda mais quando o estilo é de "esvaziar a mente e a alma"! Filmes de comédia são os melhores, você chama os amigos ou aquele crush maravilhoso, pede uma pizza e sua noite está feita! Vem...

Quem escreveu?

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!