VFX RIO | Criador do Thanos virá ao Brasil para falar de efeitos visuais!

É muito talento!

Alguns dos maiores especialistas na produção de efeitos visuais para cinema, TV, games e novas tecnologias estarão reunidos para palestras e workshops na quarta edição do VFX RIO, que acontece de 3 a 5 de dezembro no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

O VFX RIO é um dos mais importantes eventos dedicados à tecnologia e entretenimento. Com parceiros internacionais como a Foundry, Intel e NVIDIA, além do patrocínio da TV Globo. A Globo vai estar presente com apresentaçōes dedicadas às produções “Deus Salve o Rei” e “IIha de Ferro”, além de um painel dedicado à Globo Tech e um estande de mais de 100 metros quadrados, aberto ao publico, com experiências de tecnologia como Realidade Virtual, Mentorama e Projeção 8K. O VFX RIO é a maior vitrine para profissionais, produtoras e empresas no campo dedicado à produção de efeitos visuais e tecnologias imersivas para o mercado audiovisual.

Gigantes do setor vão mostrar todas as tendências da área, com espaço dedicado a workshops de Realidade Virtual, liderados pela produtora Super Uber; apresentações do making of de efeitos das novas produções da TV Globo, de filmes como “O Quebra Nozes e os Quatro Reinos” e “Vingadores: Guerra Infinita” além de masterclasses para melhor utilização da tecnologia MARI, oferecidas pela Foundry.

“Este ano temos a participação de todas as maiores empresas de VXF do Brasil e algumas das maiores no mundo. Estamos unidos para a ampliação e desenvolvimento do setor”, diz o criador do VFX RIO, Matteo Moriconi. “A Foundry aposta no evento como um aporte às grandes universidades, com o objetivo de desenvolver o mercado através de workshops educacionais. Este ano, a Siggraph de Los Angeles, maior evento de computação gráfica do mundo e parceira do VFX RIO desde o início, traz também o Electronic Theatre. E a Academia Brasileira de Cinema inaugura um painel anual dedicado ao vencedor do prêmio de efeitos visuais”, completa.

Entre os convidados, o americano Kelly Port, da Digital Domain, é um dos mais aguardados. Mestre dos efeitos visuais, ele vai falar, entre outras coisas, sobre Thanos, o vilão mais destrutivo de “Vingadores: Guerra Infinita”. Ele é o primeiro personagem criado digitalmente com tamanha qualidade de expressão, texturas e detalhes que surpreenderam até mesmo os maiores fãs de efeitos visuais. Kelly promete revelar a técnica que ele e sua equipe guardam a sete chaves. O trabalho árduo envolveu centenas de pessoas, e Kelly trabalhou exclusivamente na elaboração do personagem. O supervisor de efeitos visuais acaba de ganhar o Hollywood Film Awards de Visual Effects of the Year, considerado aquecimento para o Oscar 2019.

Outro nome confirmado é Max Wood, VFX supervisor de “O Quebra Nozes e os Quatro Reinos” da Disney. Para criar os efeitos visuais do filme, Wood participou de uma equipe com mais de 500 profissionais. Entre os destaques em termos de efeitos visuais do filme, estão a criação dos quatro reinos, as luxuosas e ricas cenas com flocos de neve, doces, flores e os brinquedos animados. Outro destaque é a criação do Rei dos Ratos, um dos personagens criados com a ajuda da computação gráfica que não repete jamais a sua forma durante o filme.

O Brasil também estará muito bem representado. Paulo Barcellos, diretor geral de Pós Produção na O2 Filmes. Paulo vai participar do painel liderado por Jorge Peregrino, Presidente da Academia Brasileira de Cinema. Eles vão apresentar o filme “Malasartes e o Duelo com a Morte”, vencedor do prêmio de efeitos visuais da Academia Brasileira de Cinema, e converser sobre o papel da O2 Filmes como uma das maiores produtoras de efeitos do Brasil.

“É comum as produtoras internacionais terem profissionais brasileiros no time. O profissional brasileiro é criativo e versátil, generalista com grande capacidade de oferecer soluções inovadoras”, afirma Matteo Moriconi. “O Brasil oferece várias escolas com formação em Efeitos e Computação Gráfica. O que falta é a oportunidade de desenvolvimento do profissional. O VFX RIO vai trazer esse ano a Vancouver Film School, uma das grandes escolas do setor, para explicitar quais são os percursos que um estudante pode seguir para se profissionalizar e ter sucesso”, finaliza.

O REI LEÃO | PRIMEIRO TRAILER DO LIVE-ACTION MOSTRA CENA CLÁSSICA!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

SAMANTHA! | Segunda temporada chega sexta na Netflix!

  Os fãs da família brasileira mais disfuncional de todos os tempos terão um final de semana divertido pela frente. Samantha!, a primeira sitcom local da Netflix, está de volta para uma segunda temporada com 7 episódios de puro deleite, músicas-chiclete e...

O DATE PERFEITO | Comédia romântica na Netflix!

  Inscreva-se em nosso canal do Youtube, postamos vídeos todos os dias de diversos temas como filmes, séries, tecnologia, eventos, viagens e muito papo divertido! Além, claro, das lives que rolam toda semana por lá! Venha fazer parte da nossa galera Coxuda...

LOJA DE UNICÓRNIOS | Uma preciosidade da Netflix? Vem descobrir!

  Inscreva-se em nosso canal do Youtube, postamos vídeos todos os dias de diversos temas como filmes, séries, tecnologia, eventos, viagens e muito papo divertido! Além, claro, das lives que rolam toda semana por lá! Venha fazer parte da nossa galera Coxuda...

Quem escreveu?

Lucas M. Mertens

Escritor, roteirista e editor. Um cinéfilo maldito que adora reclamar de diálogo expositivo nos filmes, mas no fim das contas se diverte. Um filme nunca é ruim até que se prove o contrário. Querendo um dia acordar e estar no meio de Hogwarts estudando poções.