Jenny Han está de volta!

Sinopse: 

A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós.

O Livro

Jenny Han está de volta! A autora da trilogia Para Todos os Garotos que Já Amei, cujo primeiro volume já ganhou uma adaptação na Netflix, voltou a estampar prateleiras. O motivo? A Editora Intrínseca relançou outra trilogia da autora, dessa vez, protagonizada por Belly Cronklyn.

Han já havia nos agraciado com suas palavras leves, seus personagens adoráveis e suas histórias. A nova trama por sua vez, traz todos os elementos que nos agradaram nos primeiros livros, com um toque tropical. Ao invés de conhecermos um cenário escolar, como aconteceu com Lara Jean, Han nos leva a praia. O Verão que Mudou a Minha Vida reflete exatamente o seu título: surpreendente, envolvente e divertido.

Mesmo que seja repleto de clichês românticos, é impossível não se prender desde a primeira página. Prepare as emoções, pois certamente elas serão testadas.

A História

Izabel cresceu ouvindo seus amigos e familiares a chamarem de Belly. Embora seja um apelido infantil, a menina não consegue enxergar outra maneira de ser chamada. Uma outra mudança que ela não consegue ver em seu futuro é o destino da família nas férias de verão.

Belly viaja para a casa de veraneio da melhor amiga de sua mãe, Susannah, desde que consegue lembrar. Localizado em Cousins, o lugar tornou-se uma espécie de refúgio para ambas as famílias. Belly, sua mãe, Laurel, e o irmão mais velho, Steven, se juntavam a Susannah e a seus dois filhos: Conrad e Jeremiah. Enquanto aproveitavam os momentos juntos, as crianças cresceram uma ao lado da outra.

Contudo, ser a única menina em meio a três adolescentes pode ser complicado. Muitas vezes Belly era esquecida ou deixada de lado nas brincadeiras. Até agora.

 

O Verão que Mudou Minha Vida

Belly não é mais uma criança, pelo contrário. No auge de seus 15 anos, ela está passando por mudanças físicas e psicológicas. Tais transformações são o ponto chave do livro. Jenny Han criou uma personagem adorável, geniosa e apaixonada. As preocupações da menina mudam, assim como seus medos, inseguranças e principalmente, seus sentimentos.

O livro vagueia entre passado e futuro. Ao passo que a protagonista nos relata fatos de seu passado, a autora narra tal episódio detalhadamente no capítulo seguinte. A forma feita para isso, porém, é leve e necessária. Não ficamos cansados e nem confusos com tanta “viagem no tempo”, pelo contrário. A curiosidade do público é atiçada a cada capítulo e mal podemos esperar pelo seguinte.

Belly

Assim como a protagonista da trilogia anterior de Jenny Han, há momentos em que queremos sacudir Belly para que a menina pense direito. Mas nunca se esqueça de que você também já passou pelos 15 anos e por tudo que vem na bagagem com a falta de experiência.

A partir do momento em que o verdadeiro teor da história é revelado, nos pegamos devorando o livro até descobrir a resposta. A protagonista sempre foi apaixonada por Conrad, mas será que isso significa que ela enxerga Jeremiah apenas como amigo? E não pense que vai ser fácil tomar um partido, pois Han cria dois meninos adoráveis. É provável que a trama tenda a te levar para um deles, mas assim como Belly, será extremamente difícil decidir.

“… muitas coisas podiam acontecer entre agora e depois. Lembrei-me de que eu ia precisar aproveitar aquele verão ao máximo, realmente esgotar tudo que pudesse fazer, caso nunca mais tivesse um igual. Afinal, logo completaria 16 anos. Estava ficando velha. As coisas não podiam continuar as mesmas para sempre”

O Verão que Mudou Minha Vida é o primeiro volume da trilogia Summer. No Brasil, os três livros foram lançados pela Editora Intrínseca, com características que retratam aquilo que os livros entregam. As capas são em tons leves, típicos do verão. Certamente uma ótima opção de leitura.

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: