Olá Coxinhos! Quem ficou até tarde desta madrugada ligado no Twitter e no Facebook, sabe como esta premiação foi virtualizada. Como tudo atualmente, UFC, novelas, Big Brother, enfim, os melhores comentários, as melhores piadas, saem da internet! Para resumir um pouquinho para quem não pôde ficar na TV até tarde, vamos dizer para vocês, quem ganhou o que no Oscar 2013!

 

Um destaque para a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deste ano (2013) foi a apresentação de Seth MacFarlane (criador de Family Guy) que, com seu humor ácido, cometeu bullying com T.O.D.O.S que estavam presentes na cerimônia. Foi engraçado, descontraído, mas teve gente ali que não curtiu muito a pegada de humor negro não.

 

O prêmio de Melhor Filme ficou para Argo de Ben Affleck.

 

argo

 

1979. O Irã está em ebulição, com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo xá ganhou asilo político nos Estados Unidos, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, há nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontece em frente à embaixada do país, que acaba invadida. Seis diplomatas americanos conseguem escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles vivem durante meses, sob sigilo absoluto, enquanto a CIA busca um meio de retirá-los do país em segurança. A melhor opção é apresentada por Tony Mendez (Ben Affleck), um especialista em exfiltrações, que sugere que uma produção de Hollywood seja utilizada como fachada para a operação. Aproveitando o sucesso de filmes como “Guerra nas Estrelas” e “A Batalha do Planeta dos Macacos”, a ideia é criar um filme falso, a ficção científica Argo, que usaria as paisagens desérticas do Irã como locação. O projeto segue adiante com a ajuda do produtor Lester Siegel (Alan Arkin) e do maquiador John Chambers (John Goodman), que conhecem bem como funciona Hollywood.

 

O prêmio de Melhor ator ficou para Daniel Day-Lewis em Lincoln de Steven Spielberg.

 

lincoln

 

Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

 

O prêmio de Melhor atriz ficou para Jennifer Lawrence em O Lado Bom da Vida de David O. Russell.

 

o lado bom da vida

 

Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.

 

O prêmio de Melhor Ator Coadjuvante ficou para Christoph Waltz em Django Livre de Tarantino!

 

christoph waltz

 

Django (Jamie Foxx) é um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está em busca dos irmãos assassinos Brittle, e somente Django pode levá-lo a eles. O pouco ortodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando tiver capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos.

Ao realizar seu plano, Schultz libera Django, embora os dois homens decidam continuar juntos. Desta vez, Schultz busca os criminosos mais perigosos do sul dos Estados Unidos com a ajuda de Django. Dotado de um notável talento de caçador, Django tem como objetivo principal encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), sua esposa, que ele não vê desde que ela foi adquirida por outros proprietários, há muitos anos.

A busca de Django e Schultz leva-os a Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), o dono de “Candyland”, uma plantação famosa pelo treinador Ace Woody, que treina os escravos locais para a luta. Ao explorarem o local com identidades falsas, Django e Schultz chamam a atenção de Stephen (Samuel L. Jackson), o escravo de confiança de Candie. Os movimentos dos dois começam a ser traçados, e logo uma perigosa organização fecha o cerco em torno de ambos. Para Django e Schultz conseguirem escapar com Broomhilda, eles terão que escolher entre independência e solidariedade, sacrifício e sobrevivência.

 

O prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante ficou para Anne Hathaway em Os Miseráveis de Tom Hooper.

 

anne hathaway

 

Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).

 

O prêmio de Melhor Diretor ficou para Ang Lee em As Aventuras de Pi.

 

as aventuras de pi

 

O prêmio de Melhor Roteiro Original ficou para nosso querido Tarantino por Django Livre.

 

django

 

O prêmio de Melhor Roteiro Adaptado ficou para Chris Terrio por Argo.

 

argo

 

O prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira ficou para Amor, um longa Austríaco de Michael Haneke.

 

amor

 

Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste.

 

O prêmio de Melhor Longa Animado ficou para Brave (Valente) de Mark Andrews.

 

brave

 

A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava… Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.

 

O prêmio de Melhor Trilha Sonora Original ficou para Mychael Danna em As Aventuras de Pi.

 

as aventuras de pi

 

O prêmio de Melhor Canção Original ficou para Skyfall interpretado por Adele para 007 – Operação Skyfall.

 

skyfall

 

O roubo de um HD contendo informações valiosas sobre a identidade de diversos agentes, infiltrados em células terroristas espalhadas ao redor do planeta, faz com que James Bond (Daniel Craig) parta atrás do ladrão. A perseguição segue pelas ruas de uma cidade na Turquia e acaba em cima de um trem. Precisando impedir que a peça seja levada, M (Judi Dench) ordena que a agente Eve (Naomi Harris) dispare, mesmo sabendo que o tiro pode atingir Bond. É o que acontece, fazendo com que o agente 007 despenque de uma altura incrível. Considerado morto, Bond passa a levar uma vida como “fantasma” até assistir, pela TV, o ataque terrorista sofrido pelo MI6 em plena Londres. Disposto a mais uma vez defender seu país, ele retorna à capital inglesa e se reapresenta a M, mesmo guardando uma certa mágoa dela por ter ordenado o disparo. Logo eles descobrem que o responsável pelo roubo e o atentado é alguém que conhece muito bem o modo de funcionamento do MI6.

 

O prêmio de Melhores Efeitos Visuais ficou para As Aventuras de Pi de Ang Lee.

 

as aventuras de pi

 

Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

 

O prêmio de Melhor Figurino ficou para Anna Karenina de Joe Wright.

 

anna karenina

 

Século XIX. Anna Karenina (Keira Knightley) é casada com Alexei Karenin (Jude Law), um rico funcionário do governo. Ao viajar para consolar a cunhada, que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, ela conhece o conde Vronsky (Aaron Johnson), que passa a cortejá-la. Apesar da atração que sente, Anna o repele e decide voltar para sua cidade. Entretanto, Vronsky a encontra na estação do trem, onde confessa seu amor. Anna resolve se separar de Karenin, só que o marido se recusa a lhe conceder o divórcio e ainda a impede de ver o filho deles.

 

O prêmio de Melhor Direção de Arte ficou para Lincoln.

 

lincoln

 

O prêmio de Melhor Documentário ficou para Searching for Sugar Man de Malik Bendjelloul.

 

searching for sugar man

 

Dois sul-africanos estão determinados a descobrir o que aconteceu com seu improvável herói musical, o misterioso roqueiro da década de 1970 chamado Rodriguez.

 

O prêmio de Melhor Documentário em Curta Metragem ficou para Inocente de Fausto Noro.

 

inocente

 

O prêmio de Melhor Montagem ficou para Argo.

 

argo

 

O prêmio de Melhor Curta ficou para Curfew de Shawn Christensen.

 

curfew

 

Em um momento de crise em sua vida, Richie (Shaw Christensen) recebe o telefonema de uma irmã distante, pedindo para que cuide de sua sobrinha de nove anos, Sophia (Fatima Ptacek), por algumas horas.

 

O prêmio de Melhor Curta Animado ficou para Paperman da Disney!

 

paperman

 

A trama acompanha um jovem solitário que conhece uma bela garota durante uma manhã enquanto espera o trem para o trabalho. John Kahrs e Kristina Reed dirigiram o curta em animação tradicional, exibido nos cinemas antes de Detona Ralph e fará parte dos extras da edição em DVD; Blu-ray do filme (que será lançada em 5 de março nos EUA).

 

O prêmio de Melhor Edição de Som ficou para 007 – Operação Skyfall de e A Hora mais Escura.

 

skyfall

 

a hora mais escura

 

O prêmio de Melhor Mixagem de Som ficou para Os Miseráveis.

 

os miseráveis

 

Bom, esse foi nosso pequeno resumão do Oscar 2013. Vamos acompanhar os lançamentos deste ano (que terão muitos e a gente já sabe disso) para torcer bastante no Oscar 2014, ok? 😉

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Não me conformo de Django não ter levado a de melhor filme!
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

Compartilhe: