VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS ESTREIA NO BRASIL NA PRÓXIMA QUARTA!

Filmes baseados em quadrinhos não poderiam estar mais em alta. Graças ao sucesso dos longas da Marvel e DC, estamos esperando muito de qualquer história que tenha saído das HQs.

Mas e quando essa história não vem de uma mega editora? E nem mesmo de um país gigante do entretenimento – como EUA ou Reino Unido? É o caso de Valérian et Laureline, uma série em quadrinhos francesa lançada em 1967.

O universo criado por Pierre Christin e Jean-Claude Mézières pode não ser muito conhecido em todo o mundo, mas inspirou filmes do porte de Avatar e principalmente Star Wars. Inclusive existe uma polêmica entre George Lucas e Mézières, mas isso é assunto pra outro post.

Mas essa fama pode mudar, já que na próxima quarta estreia o filme Valerian e a Cidade dos Mil Planetas. O Coxinha já assistiu, e podemos adiantar: o filme pode surpreender.

Começando pelos pontos negativos, a trama não traz nada muito diferente ou que te faça pensar. É uma história simples de heróis, com um final previsível e personagens com trejeitos clássicos.

Mas isso não tira o mérito do roteiro: existem mensagens importantes ao longo do filme e as reviravoltas são eletrizantes. As cenas de ação são bem feitas e até que leves, não te fazendo quase saltar da cadeira, mas ao menos te divertindo em grande parte do filme.

A escolha dos atores foi acertada: cada um sabe o seu papel e vive personagens realistas e até que profundos. A única ressalva aqui é o ator principal Dane DeHaan – que é um ótimo ator, como já vimos em Espetacular Homem-Aranha 2, mas acaba tendo umas escolhas questináveis em algumas partes do filme, o que é mais culpa do roteiro do que do ator em si.

O ponto mais positivo do longa sem dúvidas são os efeitos visuais. Não foram poupados recursos para esse filme – tanto que ele se tornou o mais caro feito na França -, o que resultou em criaturas bem feitas, realistas e bonitas de se ver. Não é uma galáxia viva como vimos em Star Wars, mas algumas criaturas que foram mostradas são criativas, engraçadas e bem produzidas.

Valerian não é um filme que vai ficar marcado na sua memória, te fazer chorar, saltar da cadeira ou ficar falando sobre ele por meses. Mas eu disse que ele vai te surpreender porque eu não esperava um filme tão bonito e bem feito como esse. Vale muito a pena uma ida ao cinema com o(a) namorado(a), os amigos ou a família, pensando apenas em se divertir um pouco.

Ah, e quando assistir fique de olho para as referências e os pequenos easter eggs que estão pelo filme!

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas estreia no dia 10 de agosto nos cinemas do Brasil. O elenco conta com Dane DeHaan, Cara Delevigne, Rihanna e Clive Owen, e é dirigido pelo francês Luc Besson.

Veja mais sobre Filmes