Chegou no último dia 10 ao HBO Max a comédia dramática Unpregnant (Des-grávida) que adapta a obra de Jenni Hendriks e Ted Caplan, publicada no Brasil pela Faro Editorial.

O filme que tem Haley Lu Richardson, no papel principal e Barbie Ferreira, como sua ex-melhor amiga acompanha uma viagem por três estados para realizar um aborto aos 17 anos, repleto de situações tensas mas com toques de humor que nos conduzem a uma jornada de escolhas e como encaramos a montanha-russa que a vida é.

Uma fala muito significativa dita pela personagem de Barbie Ferreira é: “Então você está escondendo isso de seu namorado, de seus melhores amigos e de seus pais loucos por Jesus, e você pensou: ‘Por que não pede a Bailey Butler para me levar centenas de quilômetros porque ela provavelmente não tem nada para fazer mesmo'”

Que reforça a ideia que o longa propõe, promover um debate lúdico acerca de uma dos maiores tabus sociais.

Unpregnant toca em pontos muito peculiares da sociedade, não somente a temática do aborto, tão discutida mundialmente e que divide opiniões; mas também a forma que os jovens se escondem nas redes sociais, ou criam uma vida de mentira para ter status.

No entanto, por mais que a produção carregue uma mensagem necessária, o roteiro não ajuda cheio de buracos e informações vagas, mas a Edição também não. As cenas são um tanto desconexas, deixando inclusive várias questões sem explicação.

Ferreira e Richardson estão muito boas em seus papéis, e pesonificam a nova geração de jovens feministas. Mas mesmo com todo o carísma de Haley, o destaque precisa ser dado para Barbie que depois de Euphoria fez uma estreia incrível na “tela grande” dando vida à hilária e pragmática ex-melhor amiga.

No entanto é possível perceber, o filme não quer ser dramático e não está interessado em apontar o dedo para protagonista e suas ações. E mesmo sem isso, é impossível não fazê-lo, é impossível não perceber que existe sim ali um debate moral e cabe o espectador compreender o quão significativo é falar sobre e ver como até hoje, mulheres não podem ter o poder sobre seu próprio corpo sem ser julgada/ questionada.

‘Unpregnant’ não é perfeito, tem altos e baixos, mas da voz aos jovens que desejam ser ouvidos e que almejam poder fazer suas próprias escolhas. Mas mais do que isso, o filme nos dá uma linda missão sobre amizade e confiança, onde por mais que achemos estar sozinhos, sempre haverá uma amigo, ex-amigo ou até mesmo um novo amigo, disposto a ajudar.

O filme esta disponível no HBO Max.

LEIA MAIS SOBRE FILMES