A tecnologia de Realidade Virtual (Virtual Reality em inglês – VR) é um projeto que vem de muitos anos. Antes da popularização das funções online nos consoles, a inovação que os gamers mais esperavam em seus jogos era o VR, que permitiria interagir com o jogo de uma forma muito mais realista e completa. Mas na verdade a tecnologia já está em desenvolvimento desde os anos 70! Hoje, depois de muita pesquisa e avanços na área, podemos dizer que os óculos de realidade virtual já existem e estão a poucos passos de se popularizar no mercado. Porém, ao contrário do que muitos pensam, a novidade não vem só pra mudar o mundo dos jogos, mas muitas outras áreas que você talvez nem imaginasse!

1. Filmes / Videos

Um dos usos mais comentados é a possibilidade de “entrar” em filmes ou videos, através de aplicativos que já estão sendo criados por diversas produtoras. Em 2015 a Netflix lançou seu aplicativo para o Gear VR, que ainda não te coloca dentro do filme em si, mas simula uma sala com sofá e uma TV enorme, permitindo assistir qualquer filme do catálogo da Netflix de qualquer lugar como se estivesse em casa. O Youtube também já lançou sua plataforma, permitindo a exibição de alguns videos específicos para a realidade virtual em óculos Google Cardboard, aí sim te lançando para dentro do ambiente dos videos.

2. Conhecer o mundo

Com os óculos podemos também estar a um passo – ou a um toque – de qualquer lugar do mundo. Aplicativos como o Google Street View integrados ao Cardboard já possibilitam visão em 360º de diversos pontos turísticos, ruas, avenidas ou mesmo edifícios no mundo todo. Vários museus ao redor do mundo também já lançaram plataformas pra pessoas de longe visitarem seus acervos sem precisar viajar quilômetros.

3. Montanhas-russas

Nessa semana o grupo SeaWorld anunciou uma novidade para uma de suas montanhas-russas localizada em Orlando. A Kraken, nome da atração, contará com óculos VR a partir de 2017, possibilitando aos aventureiros uma nova experiência. Enquanto os carros do brinquedo sobem e descem, um vídeo em 360º será projetado no óculos, sincronizado com os movimentos. No vídeo, monstros marinhos estarão atacando e você deve combatê-los. Além do SeaWorld, diversos outros parques pelo mundo estão anunciando a tecnologia para suas atrações e novidades nessa área devem aparecer em breve.

4. Medicina

Pode parecer difícil acreditar mas a tecnologia VR – pensada a princípio como uma forma de entretenimento – também deve trazer enormes avanços para a medicina. Pesquisadores da Universidade de Louisville já estão a testando para tratar fobias e doenças relacionadas a ansiedade, por exemplo. Na Universidade de Stanford, estão criando ambientes para a aprendizagem de procedimentos cirúrgicos. As possibilidades são tantas que estima-se que o valor de mercado da realidade virtual na área da saúde deve chegar a US$ 1,9 bilhão até 2020.

5. Exploração do espaço

Além de conhecer inúmeros lugares no mundo, que tal aumentar a distância e conhecer outro planeta? Pois parece que é o que a NASA já está trabalhando em uma plataforma para visualizar Marte em 360º. Além da experiência, o projeto traz uma ótima fonte de educação e talvez até uma forma de preparação para os futuros astronautas.

O que você acha da realidade virtual? Uma inovação ou algo que passará batido em nossas vidas? Não deixe de comentar aí embaixo, na nossa página no Facebook e nas outras redes sociais: Como diriam agora Cris e Panda: é tudo COXINHANERD (tudo junto mesmo!).

Leia mais sobre Realidade VirtualTecnologia

Compartilhe: