Universo Expandido de Star Wars será descartado no cinema

-por , em 27/04 -
Universo Expandido de Star Wars será descartado no cinema

Se havia alguma dúvida entre os fãs de Star Wars sobre o que exatamente seria abordado na nova trilogia da saga que está por vir, essa dúvida foi sanada pela Lucasfilm através de um anúncio oficial: os Episódios VII, VIII e IX não serão baseados no Universo Expandido, que conta com diversas publicações. Tudo o que foi publicado e criado após os acontecimentos de O Retorno de Jedi deixa de existir.

Ok, talvez o termo “deixa de existir” seja um pouco forte. Não deixa de existir propriamente, já que toda a obra publicada, incluindo a Trilogia Thrawn, de Timothy Zahn e outras obras serão republicadas com o selo “Legends”, fazendo assim, parte de um universo alternativo de Star Wars.

books

Segundo a Lucasfilms, “a intenção é dar o máximo de liberdade criativa para os cineastas e preservar os elementos de surpresa para o público e por isso não contarão a mesma história pós O Retorno de Jedi do Universo Expandido”. Ou seja, tudo o que será produzido a partir de agora, sob gestão da Disney se conectará diretamente com os seis filmes, criando assim uma história unificada.

E para provar que a Disney não está matando totalmente o Universo Expandido, foi feito um vídeo especial muito do bacanudo homenageando as obras publicadas e reafirmando sua importância para a história:

Por algum motivo eu meio que imaginava que isso aconteceria e não porque sou vidente ou tenho contatos na Disney. Mas depois da venda de toda a franquia, ficou bastante claro que as coisas tomariam um rumo próprio de acordo com a política do Mickey. Era uma coisa que se desenhava desde quando foi anunciado que a Marvel passaria a publicar os gibis de Star Wars. E considerando que “conectar histórias” é o que a Marvel mais preza, era de se esperar que os novos filmes, histórias e livros publicados fossem diretamente conectados com os filmes originais, sem considerar o Universo Expandido. Com isso, a tendência é que de fato toda a obra publicada até hoje faça parte mesmo de um universo alternativo.

star-wars-universo-expandido

Falando em livros, a Lucasfilm aproveitou e anunciou as obras que serão publicadas já com as novas histórias de Star Wars, sem nenhuma ligação com as antigas do Universo Expandido. O primeiro a ser lançado é Star Wars: A New Dawn, de John Jackson Miller que apresentará os personagens da futura série de animação Star Wars Rebels – o livro e a série estarão em tanta sincronia que Miller trabalhou em conjunto com os produtores executivos da animação. O lançamento do livro está previsto para 02 de setembro deste ano.

Em novembro é a vez do segundo livro, Tarkin, de James Luceno ser lançado. Depois, já em janeiro está previsto Star Wars: Heir To The Jedi, de Kevin Hearne cuja história se passa entre Uma Nova Esperança O Império Contra-Ataca e é contada a partir da perspectiva de Luke Skywalker. O último livro a ser lançado nesta primeira fase é Lords Of The Siths, de Paul S. Kemp, em março. A história mostrará uma aventura de Darth Vader e Darth Sidius na Galáxia.

Veja as capas dos livros na galeria abaixo:

 

Com isso, todo o Universo de Star Wars tende a ser centralizado e com uma história única com continuação coerente. Eu particularmente acho bom que os novos filmes sejam focados nos fatos pós O Retorno de Jedi  sem ligações com o Universo Expandido que começava a bagunçar um pouco o enredo da história. No entanto, acho que seria interessante alguma representação no cinema destas obras. Afinal, a curiosidade foi atiçada.

Fontes: Conselho Jedi e Omelete.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você