Que tal comer uma Coxinha?

-por , em 25/01 -
Que tal comer uma Coxinha?

Recebi alguns emails pedindo para eu postar uma receita de Coxinha… Mas como tem gente engraçadinha hein? Se acharam que eu não ia incentivar a comilança desse delicioso salgadinho, estavam enganados… Comam a vontade porque Coxinha é uma maravilha mesmo… Vejam uma receita de Coxinha feita especialmente com massa de aipim (huuummm….)

Ingredientes da massa

04 Colheres de Margarina | 02 tabletes de caldo de galinha* | 1 litro de leite | 1/2 kg de aipim cozida e espremida | 03 xícaras de farinha de trigo | 02 ovos misturados

Ingredientes do recheio

02 peitos de frango cozidos e desfiados | 03 colheres (sopa) de óleo | 04 colheres (sopa) de extrato de tomate | Cebola e temperos (a gosto) | 1/2 kg de requeijão cremoso | 1/2 xícara de água

Modo de preparo (massa) – Refogue o caldo de galinha na margarina, acrescente leite, mandioca e deixe ferver. Coloque a farinha de trigo, mexa bem até soltar do fundo da panela. Retire do fogo, acrescente os ovos e retorne ao fogo para unir bem toda a mistura. Deixe esfriar um pouquinho e sove** para ficar macia.

Modo de preparo (recheio) – Refogue o tempero no óleo quente, acrescente o extrato de tomate e 1/2 xícara de água. Junte o frango desfiado e deixe secar um pouquinho, nunca deixando de mexer, até estar bem cozido. Molde as coxinhas, recheie com requeijão e frango. Pronto, suas coxinhas estão prontas para fritar! =)

Dica de molho para acompanhamento: BARBECUE

* Os tabletes de caldo de galinha podem ser facilmente trocados pelo caldo do próprio frango desfiado depois de cozido, eu prefiro e o sabor do salgadinho fica muito mais caseiro.

** Como sovar massas — Coloque a massa em uma superfície lisa, limpa e com farinha espalhada (se a massa estiver muito úmida, jogue mais farinha por cima). Estique a massa empurrando-a para baixo, depois dobre-a pelas beiradas e espalhe novamente. Repita este movimento até que perceba mais firmeza na massa. Não corte a massa em momento algum, realize movimentos apenas com as mãos.

É isso gente, quem tiver receitas diferentes, mais práticas ou com outros recheios e quiser acrescentar aqui ao post, sintam-se a vontade!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você