Um templo perdido no meio de Lima!

-por , em 11/08 -
Um templo perdido no meio de Lima!

 

Olá Coxinhos! Quem diria que iríamos visitar um templo muito antigo bem no meio de Lima? O templo fica localizado aqui em Miraflores mesmo e foi descoberto apenas há 30 anos. Os arqueólogos que trabalham nesse ponto turístico descobriram muitas evidencias de que o templo pertenceu a uma civilização que viveu no local em 400 d.c. e que era formada de sacerdotisas e não sacerdotes como na maioria das civilizações daqui. Eles eram adoradores do mar e o templo fica localizado em um ponto bem estratégico da cidade.

 

A visita ao templo custa 10 soles e é totalmente guiada – o legal daqui é que os guias são arqueólogos de verdade e explicam tudo e qualquer coisa que queiramos saber! Uma verdadeira aula de cultura e história antiga! Começamos o passeio pelo Huaca Pucllana entendendo o porque de terem escolhido aquele lugar para a construção do templo – bem em frente ao mar – e o porque da civilização ser de importantes sacerdotisas. Os corpos de mulheres encontrados mumificados no local estavam enterrados em posição que simboliza a fertilidade feminina. Tem até múmia exposta lá para entendermos mais ainda o conceito.

 

Alguns corpos de trabalhadores foram encontrados enterrados na estrutura inferior do templo na posição exata em que estavam trabalhando, em sua maioria, fazendo os tijolos que constituíam a parede do templo. Muito legal! Eles recriaram os trabalhadores para que pudéssemos visualizar a cena de muitos e muitos anos atras!

 

A explicação de que a civilização era uma adoradora da deusa Lua e não do deus Sol como a maioria das civilizações dessa região também é bem bonita, gravamos tudo em vidro e depois vamos postar aqui para vocês! É um passeio que vale a pena e já nos coloca no clima para Machu Picchu! Olha quem encontramos por lá:

 

No final do passeio pelo templo, o guia mostra uma pequena horta com as plantas que aquele povo costumava cultivar, como a folha de São Pedro e a famosa folha de coca que serve única e exclusivamente aqui para eliminar o tão falado mal de altitude! Logo depois da horta chegamos a um lugarzinho muito fofo, tipo um mini zoológico com alpacas (marrom na foto) e llamas (branquinha). Os bichinhos não tem um cheirinho muito agradável não, mas são bonitinhos!

 

Esta imagem acima demonstra uma cerimonia que era realizada para a inauguração de novos cômodos da estrutura. Era quebrado um vaso grande e enterrado no local da cerimonia, eles reconstruíram esse vaso com os ‘caquinhos’ que foram encontrados enterrados ai neste lugar! Esta peça foi encontrada em 2000! Alias, isso é uma coisa bem legal aqui, as estruturas das partes históricas do Peru são muito antigas de civilizações de muitos e muitos anos atras, mas tudo foi descoberto há muito pouco tempo e continua sendo descoberto aos pouquinhos. Nada ainda foi 100% desvendado. É um mistério a cada ano que se passa!

 

Então anotem este nome pessoal, quando estiverem em Lima, visitem o Templo Arqueológico Huaca Pucllana em Miraflores. Um passeio lindo e instrutivo demais.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você