Você sabe o que é distopia? Distopia de pensamento e caráter filosófico sobre uma sociedade controlada.  A sociedade pode ser idealizadora, futurista ou paralela e vemos nela regras rigorosas comandadas por um estado, corporações e etc.  A proposta parece que vai beneficiar a todos mas não. O mundo distópico é repleto de tecnologia.

Entretanto nem todas as distopias são ficção cientifica ou futuristas. As distopias estão na moda apesar da maioria das pessoas não saberem quase nada sobre elas, já que elas estão nos livros e já passaram para o cinema. Infelizmente muitos jovens vão assistir o filme e não sabem exatamente ou não absorvem a verdadeira natureza do filme. Um exemplo é Jogos Vorazes: temos uma nação chamada Panem, jogos em que a luta é até a morte e a seleção de jovens entre 12-18 anos para a competição é voluntária. Os Jovens querem participar até a morte de um jogo de sobrevivência. E por que acontecem os jogos?

Jogos Vorazes

É muito mais que excitação de ver a mocinha corajosa que se oferece como tributo no lugar da irmã, vê-la ganhando e vencendo e o romance no meio do jogo. Temos uma capital que domina todos os treze distritos com um proposito! Se você não viu o filme com essa percepção deveria ver de novo e acompanhar a saga. Em 2014 teremos outro universo distópico:  uma Chicago futurista com cinco fracções. Não pertence a nenhuma delas é fim a nossa progonista Beatrice tem um teste que irá determinar a qual grupo ela vai pertencer pelo resto da vida e adivinhem? Beatrice acaba sendo uma divergente! Depois da descoberta vamos descobrindo as consequências de não seguir a uma das fracções.

Divergente

O trailer de Divergente foi liberado e está previsto para o mês de abril deste ano. Se você ficou curioso com a história acompanhe os livros da saga! E me conte o que você achou desse mundo distópico!