Uma matéria da Exame de algum tempo atrás me chamou atenção e me fez pensar, veja a chamada: “Twitter é 8,4 mil vezes mais eficaz que Procon“. Será? O que vocês pensam a respeito disso? Já resolveram algum problema com empresas através do Twitter? Eu já resolvi com a Oi, a Sky e a Claro, posso então dizer que tenho boas referências neste assunto. Em contrapartida, já abri ação no Procon, mas nada foi feito por mim… Ou sejaaa…..

 

Diz na matéria que “reclamando na rede social, consumidores recebem resposta entre 5 minutos e duas horas, e resolvem o problema em até 24 horas”. Os números sobre esta pesquisa foram publicados hoje pelo Estadão e foram baseados em uma pesquisa realizada pela Folha que dizia que as reclamações que chegam às empresas pelo SAC das redes sociais dão muito mais resultados pois atingem diretamente a imagem das marcas. De acordo com a matéria da Exame, os protestos dos consumidores acabam se espalhando entre amigos e conhecidos, tornando-se uma bola de neve e chegando a cada vez mais gente.

 

Isso é uma realidade para todos os serviços atualmente. Eu, por exemplo, já tive inúmeros problemas (de origens variadas) aqui no blog, seja com servidor de foto, site de promoções, o próprio blogger, e a resposta para meu problema através do SAC por e-mail comum demorou mais ou menos 48 horas para chegar. Já a resposta do Twitter chegou em menos de 10 minutos para cada um deles.

 

Essa velocidade da informação pode ajudar ou atrapalhar muito as empresas. Sábias são aquelas que utilizam a tecnologia a seu favor, respondendo rapidamente aos usuários e incentivando a melhoria de suas imagens. Saibam então Coxinhos que hoje em dia o melhor meio de reclamação para aquele seu probleminha chato de entrega de produtos comprados virtualmente, problemas com a operadora de celular ou com aquele aparelho eletrônico que chegou com defeito é o Twitter. Procure o perfil da empresa que está lhe gerando dores de cabeça e corra atrás do seu prejuízo!

 

Meu problema com a Oi foi impressionante, eu liguei mais de 10 vezes para o atendimento solicitando o cancelamento de um serviço e, incrivelmente, todas as vezes as ligações caíam, os atendentes não podiam resolver, o sistema estava fora do ar, muitas desculpas. Até que, em um acesso de raiva, tuitei o seguinte: “A Oi podia atender melhor seus clientes”. No mesmo dia, sem utilizar @ no meu tuíte, o atendimento da Oi entrou em contato comigo por menção e pediu para eu segui-los no twitter para que pudéssemos resolver meu problema por DM. A minha DM para eles foi a seguinte: “Meu nome; meu CPF, meu RG, meu telefone. Quero cancelar o serviço de internet.” Gente, no dia seguinte o serviço havia sido cancelado. Sério isso? Que vergonha dos SACs e dos problemas gerados pelo Procon em nossas vidas.

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Quanto mais virtual o contato, mais humanos nos tornamos?
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter