O que a vitória de Trump representa para o mercado de tecnologia?

O que a vitória de Trump representa para o mercado de tecnologia?

Desde a confirmação da vitória de Donald Trump como o 45º presidente dos Estados Unidos várias notícias sobre o mercado foram anunciadas. Desde bolsas em queda ao redor do mundo até a alta do dólar, diversos setores da economia já estão reagindo à notícia. Mas o que podemos esperar na área de tecnologia?

É certo que não existe um consenso quanto a isso. Trump nunca tocou muito no assunto em seus debates, se limitando a citar a importância da segurança digital – o que pelo menos nos dá uma pista de que algo deve ser trabalhado nesse sentido, já que não foram poucas as empresas afetadas por ataques de hackers nos últimos anos.

A vida pessoal do empresário é bastante distante da tecnologia na verdade. Ele não carrega um celular no bolso, não utiliza aparelhos normais no nosso dia a dia, como um notebook e até mesmo não costuma trocar muitos emails. Claro que isso não quer dizer nada, mas é quase certo que ele vai precisar de alguém mais entendido para cuidar desse setor no governo.

Um ponto que pode assustar um pouco é sua campanha contra imigrantes ilegais. No fervor de impedir ou mesmo expulsar os imigrantes que não estão legalizados no país pode fazer com que inocentes acabem prejudicados, e isso teria um enorme impacto na indústria digital: não são poucas as startups e mesmo grandes companhias do Vale do Silício que têm imigrantes como parte fundamental de seus quadros de funcionários.

O que o mercado realmente espera é que o novo presidente não retire subsídios de pesquisas para áreas como o avanço das redes móveis, criação de novas tecnologias para melhorar nosso cotidiano ou planos de banda larga para a população americana. A tecnologia pode não ser o foco da campanha de Trump, mas deve ser levada em consideração pois é um dos setores mais importantes de nossos dias.

Como você acha que Donald Trump vai agir em relação a esse tema? A tecnologia pode ganhar ou perder com o resultado?

Leia mais sobre Tecnologia

Murilo Pessanha
por

Murilo Pessanha

Falo bastante sobre dois assuntos que são minhas paixões: tecnologia e games, contribuindo com notícias, análises e opiniões. Sou fã da Apple, mas entendo todos os problemas da empresa e não deixo que isso ofusque o brilho de lançamentos de todas as outras. Minha paixão é tecnologia como um todo, qualquer novidade já me deixa ansioso!

Recomendamos para você