Trilogia Millennium – Os homens que não amavam as mulheres

Trilogia Millennium – Os homens que não amavam as mulheres

Você conhece a Trilogia Millennium? É uma serie escrita pelo jornalista sueco Stieg Larsson e, que me fez mudar de perspectiva perante investigadoras ou detetives femininas. Vamos falar sobre o que eu achei a respeito e ver também o que você acha?

O uso de Larsson do tema da violência sexual contra as mulheres em seus livros deve-se ao fato de que o mesmo, enojado, testemunhou o estupro coletivo de uma jovem quando ele tinha apenas 15 anos. O autor nunca se perdoou por não ajudar a garota, cujo nome era Lisbeth – razão pela qual ele assim nomeou a jovem heroína de seus livros, e resolveu dedicá-los a ela.

A personagem, Lisbeth Salander, acaba sendo incomum tanto nos livros quanto nos filmes. Com a genialidade brilhante que o autor lhe atribui e diante de um mistério excruciante, eu me vi presa ao enredo e ansiosa por mais! A herdeira de um grande império desaparece sem deixar vestígios e, o velho patriarca da família tem esperanças de que ela ainda possa estar viva, porque recebe flores emolduradas de presente, um hábito da desaparecida. Então, ele contrata o jornalista Mikael Blowkvist, um condenado que está sob sua proteção, para desvendar o difícil mistério. Eu gostei muito das características deste personagem e acredito francamente que não há quem não se apaixone pelo jeito dele, especialmente quando tem relação à Lisbeth.

Mas o diferencial da trama esta mesmo, seja nos livros ou nos filmes, em Lisbeth. Nunca vi ma mulher com uma mente tão infatigável quanto ela. Para você ter ideia, o titulo do filme, “Os homens que não amavam as mulheres”, já sugere o machismo abordado, o que pode afastar o publico feminino. Mas Lisbeth esta longe de fazer o papel da pobre moça indefesa! Esperta, lógica e pratica, acredite, faz uma bela dupla com Mikael.

Nas sequencias cinematográficas veremos o envolvimento de muito mais temas, tanto religiosos e econômicos quanto políticos. Então, se você é chegado a esse gênero investigativo e não conhece a Trilogia Millennium, não perca tempo! Sugiro que você conheça os livros e filmes e garanto que você não vai se arrepender. Aposto que os filmes de investigação subirão no seu conceito também! E não deixe de me contar o que achou depois, ok?

Confira um pouquinho de cada filme também:

Arthecia Ferreira
por

Arthecia Ferreira

Fã incondicional dos Simpsons, só tenho Iron Maiden na playlist, incluindo meus dois álbuns favoritos, que são: The Final Frontier e The Boook of Soul! Sou a favor de Pizza hoje, Pizza amanhã, Pizza sempre!

Recomendamos para você