Muitos animes e mangás sofreram censura e até mesmo proibição! Será que você sabe por que? Bem, alguns animes tem mensagens subliminares, cenas chocantes ou assuntos que geram muita polêmica. A censura é tão grande, que acontece tanto dentro como fora do próprio Japão. E se você pensa que essas polêmicas só acontecem com animes atuais, está enganado. Quando criança, você certamente assistia alguns dos animes que entram na lista dos mais polêmicos. Porém, na época, não conseguíamos enxergar essas cenas como algo improprio. Conheça alguns dos animes que deram muito o que falar por causa das suas cenas controversas.

Ranma ½ – No final dos anos 80, um anime bem polêmico era lançado no Japão. Na história, Ranma e seu pai vão em busca de um treinamento especial na China, mas lá caem por acidente nas fontes e acabam sendo amaldiçoados. Ranma se transforma em uma mulher e seu pai se transforma em um panda. Depois disso, toda vez que eles se molham em água fria, os dois mudam de personalidade. No Japão, todo o enredo foi encarado com muita diversão mas, em outros países, ver um homem virando uma mulher causou muita polemica! No México, por exemplo, o anime era acusado de influenciar meninos a se vestirem de meninas e vários episódios por lá foram censurados.

Pokémon – No episodio polêmico em questão, Ash e sua turma acabam indo a Acapulco tirar férias. Ash acaba inscrevendo Misty em um concurso de biquíni, na esperança de ganharem o dinheiro do prêmio. Porém, a Equipe Rocket também vai participar. A questão é: como James vai participar de um concurso só para mulheres? Simples! Basta só apertar um botão e “PUFF”, peitos inflados! O problema maior é que, além dos peitos inflados, James também ganhou um corpo feminino. O episodio acabou sendo adaptado para passar na TV e, no final do episódio,  a mãe do Ash é quem ganha o concurso e recebe um troféu de melhor mãe do mundo.

Dragon Ball – DB é cheio de polêmicas. Podemos citar vários episódios e, uma das cenas mais clássicas, que é quando Goku acorda e tira a Calcinha de Bulma. A cena foi tão polêmica, que precisou ser editada e censurada. Bulma era o alívio cômico, o colírio para os olhos no anime e, em vários episódios, ela sempre se mete em confusões que envolvem suas calcinhas ou o clássico pafu-pafu.

Naruto – Algumas cenas do anime causaram polêmica, isso por, supostamente, ter aparecido o número 666. Muitas pessoas acreditam que isso seria também o significado de uma tatuagem no pescoço de Sasuke. Agora, a grande polêmica mesmo, foi o famoso beijo entre Naruto e Sasuke. Shikamaru passa por trás de Naruto e, sem perceber, acaba fazendo com que ele caia diretamente na boca de Sasuke. Para evitar a polêmicas, o SBT e a CN, resolveram censurar essa cena.

Yu-Gi-Oh! – Em 2003, quando o anime estava fazendo muito sucesso aqui no Brasil, surgiu uma grande polêmica. Tudo por causa do apresentador Gilberto Barros, que na época apresentava o programa Boa Noite Brasil. Ele fez um programa especial sobre o assunto, para falar que Yu-Gi-Oh! era do diabo. A polêmica foi tão grande, que vários religiosos pediram a censura do anime. Como resultado o anime não teve a segunda temporada renovada na TV aberta e, as cartas do jogo, foram modificadas.

Sakura Card Captor – Mesmo parecendo um anime infantil, Sakura conta com várias polêmicas. A primeira envolve a melhor amiga de Sakura, Tomoyo. Em um episódio, ela diz a Sakura que “ela é a pessoa que ela mais ama no mundo”, uma frase que deixou muita gente confusa. Esse amor, seria amor apenas de amizade? Ou algo mais? Através dessa polêmica, algumas pessoas levantaram a teoria de que Yukito seria apaixonado por Touya. Existe uma grande evidência e, fortes suspeitas, deles serem um casal gay. Isso fica subentendido em dos episódios onde Sakura se declara para Yukito e, em resposta, ele diz algumas coisas bem suspeitas. Sakura também foi acusada de ter pedofilia: uma de suas colegas, de apenas 10 anos, se envolve em um relacionamento com seu professor, de 30 anos. Esse romance foi censurado em vários países.

Sailor Moon – Em Sailor Moon S nós tivermos um caso bem curioso, que deu muito o que falar por que, na versão original, havia um casal de “Sailor lésbicas”.  Quando Sailor Urano e Sailor Netuno entraram na temporada de Sailor Moon S, as personagens tinham um relacionamento amoroso, viviam na mesma casa e, na época, isso acabou gerando polêmica no Japão, que aos poucos acabou aceitando. Porém, nos EUA, a treta foi diferente e, a TV, acabou adaptando a história para parecer que as duas eram apenas primas que moravam juntas.

Cavaleiros do Zodiaco – Você pode pensar que CDZ não tem polêmicas, mas você está enganado! Várias cenas de nudez, como no episódio em que Misty, após dar um golpe em Seiya, percebe que uma gota de sangue caiu em seu corpo. Se sentindo sujo, tira a armadura para tomar um banho. Mas. mais polêmicas que a nudez, eram as cenas de violência que chegaram a ser censuradas no Brasil e em vários países. O primeiro caso foi já no primeiro episódio, na cena em que Seiya corta a orelha de seu inimigo. Outras cenas que envolviam muito sangue foram modificadas. Mas, sem dúvidas, a cena mais polêmica de todas é quando Shun usa o seu cosmo para reviver Hyoga e, acaba deitando em cima do amig,o numa posição estranha.

Gostou dessa lista? Que outros animes você acha que foram polêmicos? Não deixe de dar sua opinião!

LEIA TAMBÉM:

CLÁSSICOS ESQUECIDOS: WOLF’S RAIN!

RESIDENT EVIL: DO HORROR AO HORROR!

COMO FOI O ESPETÁCULO DA FINAL DA CBLOL!

O EXCELENTE JOGO BRASILEIRO TRAJES FATAIS!

Compartilhe: