The Lizzie Bennet Diaries!

-por , em 08/10 -
The Lizzie Bennet Diaries!

Olá, pessoas!!! Perguntinha básica… Quem aqui gosta de Jane Austen? E do seu romance mais famoso, Orgulho e Preconceito, ou se vocês preferirem, Pride and Prejudice? Espero que muitos aqui gostem, porque eu adoro! Mas, para os mais desavisados… Jane Austen foi uma escritora inglesa do século XVIII (E o quê?! Século XVIII?!). Sim, século XVIII, mas calma… Ela escrevia em uma época em que não era muito aceito isso, por parte de mulheres e ainda usava uma ironia muito grande para descrever seus personagens, que a fez objeto de estudos acadêmicos até os dias atuais… Objeto de estudos e releituras, né? Haja vista o grande número de adaptações que seus escritos renderam.

E me arrisco a dizer que, uma de suas obras mais adaptadas, vamos dizer assim, é o que eu já citei acima, Orgulho e Preconceito, história esta que gira em torno de Elizabeth Bennet, e como ela lida com a sociedade, cultura, e pior, a necessidade de um casamento em pleno início do século XIX, ainda mais com uma mãe maluca, que quer casar, desesperadamente suas 5 filhas e de preferência, com homens ricos, é claro, o que acaba provocando situações super embaraçosas, como muitos de vocês podem já ter lido e visto.

Dentre suas releituras e adaptações, podemos citar peças de teatro, vários outros livros derivados da história, filmes, inclusive um de 1940 e o mais famoso que foi feito em 2005 com a Keira Knightley como a Elizabeth Bennet e Matthew Macfadyen (e como não se apaixonar por esse Darcy), e algumas adaptações para televisão, também, inclusive uma feita pela BBC estrelando Colin Firth (adoro adaptações da BBC).

Pride-and-Prejudice-pride-and-prejudice

Mas vim falar de uma adaptação, e diga-se de passagem, muito engraçada, chamada The Lizzie Bennet Diaries. É uma web série americana criada por Hank Green e Bernie Su e que consiste em um Vlog de Lizzie Bennet! Conseguem vocês imaginarem a Elizabeth Bennet de Jane Austen, com uma web cam e internet em suas mãos, podendo falar abertamente o que ela acha de tudo e de todos que a cercam? Pois é… Ficou hilário!

Lizzie e sua melhor amiga, Charlotte, resolvem fazer um vlog, já que ambas fazem pós-graduação em comunicação em massa, mas, ao começarem a gravar, principalmente Bennet, que é a principal narradora dos vídeos, acaba falando de sua vida social/familiar e todas as atribulações que surgem a partir daí.

Claro que foi necessário fazer várias adaptações, ainda mais porque se trata de uma releitura em uma web série, pois, não são todos os personagens que acabam realmente aparecendo, sendo alguns deles, interpretados por elas. E é muito engraçado as relações que eles acabaram por fazer, como por exemplo, Darcy ser dono de uma empresa de entretenimento e George Wickham, um treinador de natação. Além de reduzirem as 5 irmãs, para 3… Mas, são as principais, Jane e Lydia, além da própria Elizabeth, claro.

Os demais personagens, se mantém constantes, como Bingley que vira Bing Lee e sua irmã, Caroline Lee. Ricky Collins que insiste em ser chamado de Mr. Collins, Charlotte, que na web série é Charlotte Lu, Fitz William, amigo de Darcy, Gigi Darcy que na história original é Georgiana Darcy e Catherine de Bourgh.  Aos poucos, tudo vai fazendo sentido, e quem já conhece a história, morre de rir, com as adaptações e trapalhadas que Lizzie, Charlotte e suas irmãs acabam se envolvendo e como tudo acaba bem ao fim.

A série fez tanto sucesso, ela estreou em abril de 2012 e terminou em março de 2013, que até gerou alguns spin-offs, como o vlog de Lydia Bennet, a irmã mais nova de Lizzie, e outros mais que, se eu falar, não deixará de ser spoilers…

jane austin

Espero que tenham se interessado, porque, como já disse, é muito engraçado e interessante observar as relações feitas para adaptar uma história do século XIX para o nosso atualíssimo século XXI. Caso se interesse, segue o link com a web série e que até ganhou um Emmy, pois é, não é fraco, não! Aproveitem!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você