Mais de 30 anos de história nos videogames, quase 20 jogos lançados e uma legião de fãs que não se abala com o tempo. The Legend of Zelda está no rol dos games mais populares de todos os tempos e sua trajetória é recheada de histórias e curiosidades interessantes. Abaixo, separamos algumas das curiosidades mais legais sobre essa incrível franquia que está
longe de acabar.

O PRIMEIRO JOGO TINHA UM NOME DIFERENTE

A franquia foi um sucesso logo de cara. O primeiro game, intitulado de The Legend of Zelda, vendeu mais de seis milhões de cópias no mundo todo e estabeleceu uma boa base de fãs logo no início.

No entanto, no Japão, o título original era The Legend of Zelda: Hyrule Fantasy. O nome era muito largo, os distribuidores no ocidente não gostaram de tantos caracteres e as palavras “Hyrule Fantasy” acabaram sumindo com o tempo.

O MESMO CRIADOR DE SUPER MARIO FOI UM DOS CRIADORES DE ZELDA

Um dos motivos do sucesso estrondoso de The Legend of Zelda por mais de 30 anos é a história cativante criada pelo icônico Shigeru Miyamoto. Também criador de Super Mario, o japonês é considerado uma das personalidades mais importantes dos games.

Miyamoto, porém, não é o único criador da franquia. Takashi Tezuka, funcionário da Nintendo desde 1984, também participou da montagem da história. A parceria entre os dois é maior, visto que Tezuka trabalhou como produtor, diretor e designer em vários outros games da franquia Super Mario.

Já Miyamoto vai além da criação em Super Mario e The Legend of Zelda. Esse importante personagem nos games japoneses também foi a mente por trás de Donkey Kong e várias outras propriedades da Nintendo, como Pikmin.

INSPIRAÇÃO EM PETER PAN

Miyamoto era bem criativo quando jovem e não parava quieto. Fã da Disney, ele adorava aventuras e vivia explorando cavernas e lagos. Um dos personagens favoritos do japonês era Peter Pan, o menino que não queria crescer.

O criador japonês confirmou numa entrevista em 2012 que o personagem principal, Link, foi inspirado em Peter Pan e as semelhanças são evidentes — principalmente nas roupas verdes e o no fato de que ambos vivem em um ambiente no qual os jovens não envelhecem.

MYAMOTO FOI BEM CRIATIVO NO NOME ‘ZELDA’ E ELE NÃO COLOCOU ESSE NOME POR ACASO

Um dos motivos que tornam Zelda tão atrativo para milhares de pessoas é a criatividade nos aspectos do game e isso inclui os nomes escolhidos para os personagens. Em 2007, numa entrevista para o site Amazon, Miyamoto revelou que o nome da Princesa Zelda foi inspirado na esposa do escritor Scott Fitzgeald, que se chamava Zelda Fitzgerald. “Ela era uma mulher famosa e bem bonita, então eu gostei do som de seu nome e resolvi colocar no personagem”, disse o japonês.

THE LEGEND OF ZELDA: OCARINA OF TIME É AVALIADO PELA CRÍTICA COMO O MELHOR DA HISTÓRIA

Lançado em 1998, o game The Legend of Zelda: Ocarina of Time teve um sucesso estrondoso. Quase oito milhões de cópias foram vendidas e o jogo se tornou um dos maiores marcos da história da Nintendo.

Criado para as plataformas Nintendo 64 e relançado no GameCube e iQue Player, o jogo recebe nota 99 pela crítica do Metacritic. Já os usuários dão nota de 92. Segundo a lista do site, a nota quase perfeita coloca The Legend of Zelda: Ocarina of Time como melhor jogo de todos os tempos — seguido por Tony Hawk’s Pro Skater 2 (2000) e Grand Theft Auto IV (2008).

THE LEGEND OF ZELDA FOI INSPIRAÇÃO PARA O GAME OKAMI

Em 2008, enquanto o diretor Hideki Kamiya desenvolvia o game Okami, ele admitiu que se inspirou na história de The Legend of Zelda para criar o título. Ele foi lançado para o Nintendo Wii naquele mesmo ano e, apesar de não ter referência direta com a criação de Miyamoto, há algumas semelhanças notáveis.

A principal delas é o fato de Okami ter um lobo jogável (chamado de Amaterasu) com características bem parecidas com o lobo existente em Twilight Princess (Wolf Link).

OUTRAS CURIOSIDADES

São dezenas de curiosidades envolvendo a franquia, portanto, fica inviável citá-las detalhadamente em um único artigo. No entanto, há outras que também merecem citação.

Uma das curiosidades interessantes é que o sétimo calabouço de Twilight Princess foi diretamente inspirado em uma xilogravura de M.C. Escher, chamado de Outro Mundo e criada em 1947. Os pássaros inusitados dessa obra lembram o personagem Oocca.

Outra legal é a aparência de Happy Mask Salesman, do game Majora’s Mask. Esse importante personagem no game é uma referência clara ao criador Miyamoto, especialmente quanto à fisionomia.

O produtor da Nintendo Eiji Aonuma confirmou recentemente que eles estão produzindo um novo Zelda. Desde 1998, pelo menos uma nova versão foi lançada com o espaço máximo de dois anos. Como Breath of Wild veio em 2017, é possível que o novo game ainda chegue em 2019 para possivelmente proporcionar novas curiosidades nesse universo bem curioso.