Não muito tempo atrás falamos sobre as vantagens e perigos dos carros autônomos. A Tesla, porém, parece ter dado um novo passo nessa caminhada, anunciando que todos os veículos elétricos produzidos a partir de hoje pela companhia terão hardware que possibilita aos veículos ter autonomia nível 5: eles não vão precisar da ajuda de nenhum motorista humano para dirigir.

A ideia da empresa é ter todos os seus carros completamente autônomos até o fim de 2017. Ainda é necessário aprovação do governo e mais testes de segurança, mas tudo indica que a montadora não deve ter muitas dificuldades para atingir seu objetivo.

Contanto com várias divisões de pesquisa voltadas exclusivamente para a segurança, a empresa de Elon Musk quer eliminar de vez qualquer possibilidade de acidente, sem perder a mão no design. Os carros serão como um carro normal visto por fora, sem todos os sensores e equipamentos aparentes. Tudo funcionará em um sistema complexo, resumido pela companhia:

“São oito câmeras que oferecem visibilidade de 360 graus ao redor do carro num alcance de até 250 metros. 12 sensores ultra-sônicos atualizados complementam essa visibilidade, permitindo a detecção de objetos a praticamente o dobro da distância do sistema anterior. Um radar na frente com processamento aprimorado fornece dados adicionais, permitindo a visualização através da chuva forte, neblina, poeira e até mesmo do carro a frente.

Para lidar com todos esses dados, um novo computador de bordo com 40 vezes mais processamento do que a geração anterior irá rodar a nova rede neural desenvolvida pela Tesla para o processamento de software de visão, sonar e de radar.”

Qual sua opinião sobre os carros autônomos? Não deixe de comentar aí embaixo, na nossa página no Facebook e nas outras redes sociais: Como diriam agora Cris e Panda: é tudo COXINHANERD (tudo junto mesmo!).

Leia mais sobre Tecnologia