Todos os fãs de filmes como Iron Man já se pegaram com a incrível curiosidade de poder manipular objetos virtuais como se fossem reais e ao que tudo indica estamos mais próximos disso acontecer do que imaginamos. De acordo com Tom Carter, co-fundador da startup britânica Ultrahaptics, essa tecnologia já existe e se encontra em fase de testes mas deve chegar ao mercado em até dois anos. A nova tecnologia desenvolvida pela Ultrahaptics utiliza ondas de ultrassom para fazer a simulação do objeto, sendo possível dessa forma manipular o ar como se você estivesse segurando uma raquete de tênis enquanto joga videogame.

A tecnologia cria diferentes sensações de pressão em cada dedo permitindo que o objeto virtual se torne tátil. Isso só é possível porque o sistema desenvolvido cria inúmeras ondas de ultrassom que se concentram no mesmo ponto.

leap motion

Tom disse em entrevista concedida ao MIT que “Você realmente sente como se estivesse interagindo com uma coisa e recebe resposta tátil imediata”. Tom é estudante de ciência da computação na Universidade de Bristol e abriu a empresa com a tecnologia baseada em pesquisas que são realizadas na própria instituição. Tom ainda disse que seu projeto é integrar a nova tecnologia com a tecnologia de movimentos já existente em aparelhos como Kinnect., em suas palavras Tom quer  ‘integrar a nova tecnologia sem sacrificar a simplicidade e acessibilidade da tecnologia já existente’.

Enquanto a novidade não chega ao mercado eu me contento em jogar com a tecnologia Kinect mesmo, que por sinal cansa pra caramba… Saudades da minha época de Atari…

Compartilhe: