Você sabe o que te deixa sem dormir, sem tempo e requer toda sua atenção? Se você pensou em algo tipo namorados, filhos ou doença, você se enganou. Falo de algo que é muito comum na vida dos UNIVERSITÁRIOS que estão prestes a concluir o curso e precisam se dedicar horas e horas para desenvolver uma tese sobre alguma coisa super interessante! Para quem não sabe, TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso. O TCC é obrigatório para que você possa se formar e demonstrar o conhecimento científico adquirido ao longo de sua graduação ou pós-graduação. A ideia do post surgiu por que eu estou fazendo o TCC!

Uhuul! Então decidi compartilhar alguns momentos que estou passando na elaboração do TCC, principalmente com você que é um universitário/calouro que ainda não sabe o que te espera! Para ser sincera, TCC não é nenhum bicho de sete cabeças! Não importa o curso, essa dica segue para geral, se você se identificou com algum tema/assunto nos meses ou anos de curso, já está na hora de pensar como irá desenvolvê-lo para 0 TCC. Deixar pra escolher o tema um mês antes de começar a fazer o projeto não é uma boa ideia!

Ah! Outra coisa! Já ouviu o ditado: Diga com quem andas, que eu te digo quem tu és?  No TCC você tem opção de fazer sozinho, em dupla  ou trio. Mas, escolher seu parceiro não é fácil, por que você vai passar horas questionando e debatendo o assunto, imagina o choque de personalidades e todo o conflito se no final, todos não concordarem com a ideia? E se você é tímido então, terá um grande problema. Você apresentará seu TCC para uma banca de professores, que estão lhe observando atentamente, cada detalhe, cada tremida de mão e gaguejo. Ok, não vou assustar! Se você ainda não esclareceu suas dúvidas, deixo um vídeo explicando mais um pouco!