Nascido Anakin Skywalker, Darth Vader é um dos principais e mais icônicos personagens da Saga Star Wars.

Na trilogia “prequel“, Vader foi um dos personagens principais, se tornando vilão no terceiro filme, após morte do General Grievous. Na trilogia original, foi um antagonista ao lado de Palpatine, na trilogia final, postumamente ainda afeta o universo, por intermédio de Ben/ Kylo Ren, seu neto.

Como fã, qual é a primeira coisa que vem a sua mente quando pensa em Darth Vader?

Claramente, a armadura preta e a respiração abafada e mecânica são a marca registrada do personagem, constantemente lembrado e enaltecido pela cultura pop.

Mas como essa armadura funciona? Seria a armadura um fardo pra Vader? Acho que é uma curiosidade de muitos, então trouxemos algumas explicações para vocês:

A armadura que Vader utiliza, é um sistema móvel de suporte à vida, que recebeu após seu duelo quase fatal com Obi-Wan Kenobi em Mustafar. Foi projetado para manter e proteger o corpo carbonizado do jovem aprendiz Sith, que precisou ser substituída por uma pele sintética, que seria trocada de tempos em tempos, para não necrosar sua carne.

Além de seguir uma tradição Sith, onde guerreiros do lado sombrio se enfeitavam com armaduras pesadas, sua vestimenta foi projetada para aumentar a força e a vitalidade física de Vader.

Construída com Durasteel, uma liga metálica poderosa, resistente a tiros de Blasters e a Sabres de Luz. Seu peso total era de 120 quilos, e possuía 2,02 metros de altura. O peso total da parte dos ombros era de 12,2 Kg. O peso dificultava alguns movimentos, como por exemplo, levantar as mãos na altura da cabeça.

Composta por uma imensa variedade de sistemas de suporte vital, a armadura fornecia oxigênio, além de controlar seus batimentos cardíacos.Isso poderia ser visto como uma vantagem, pois independente da situação, suas emoções eram controladas, podendo assim, fazer um melhor uso das suas habilidades.

Abaixo do pescoço, a armadura era constituída por inúmeras camadas de acolchoamento. O material flexível, era capaz de resistir a fogo.

Sua luva, cobria sua mão cibernética, construída a partir de metal Mandaloriano resistente a sabres de luz e tiros de blaster.

A armadura envolveu Vader completamente, como um selo de proteção para sua pele e pulmões carbonizados, se encaixando os membros mecânicos hermeticamente, permitindo, assim, uma movimentação quase perfeita. Os componentes eletrônicos do traje eram sensíveis a descargas elétricas.

Ele aprendeu lentamente a conviver com o isolamento e o anonimato que o processo lhe impunha. Para minimizar esse fardo, construiu câmaras de meditação, onde nelas poderia remover sua máscara e traje, e ainda assim se manter vivo.

No entanto, mesmo nesta dualidade de fardo e sobrevivência, sua armadura lhe forneceu muitos pontos positivos, entre eles durabilidade, resistência, sensibilidade e proteção em ambientes inóspitos.

CAPACETE
Seu capacete foi modelado nos padrões tradicionais Sith, reforçado com a técnica específica não sendo encontrada no banco de dados da Rhinnal Medical Academy. O capacete possui agulhas, que alimentam dados neurológicos da atividade das ondas cerebrais no computador central do tórax.

Um enunciador implantado vinculado a um processador de voz eletrônico permitiu que as cordas vocais queimadas de Vader produzissem fala. Ao redor da parte da máscara coberta pelo capacete havia um conjunto de sensores neurais externos que controlavam a temperatura dentro do traje, diminuindo o aquecimento gerado pelo sistema elétrico, exalando constantemente o excesso de calor.

Darth Vader é a prova da eficácia da tecnologia Sith, mesmo com tanto sofrimento e abstenções. Será que valeu a pena?

No Entanto é sabido que o personagem, deixou um legado, imensuráveis para os fãs da Saga.

Todos os filmes de Star Wars estão disponíveis no Amazon Prime Video.

LEIA MAIS SOBRE CURIOSIDADES