Nos dias 24 e 25 de abril, tive o prazer de participar do Sustainable Brands Rio 2014, um evento apresentado nesta versão pela Natura e que foca em compreender e alavancar o papel da marca na construção de um futuro próspero. Líderes de diversas grandes empresas, start ups e ONGs se reuniram para encontrar novas maneiras – sustentáveis, claro – de conduzir seus negócios. Maneiras que se distanciam cada vez mais daquele discurso monótono de reciclagem e salvamento de baleias e que enxerga de uma forma muito mais ampla, o mundo como ele realmente é, o ser humano como ele realmente deve ser e as empresas como elas realmente precisam estar.

Sustainable Brands é conhecido por ser um dos melhores eventos sobre sustentabilidade no mundo e aqui no Brasil é organizado pela Report Sustentabilidade em parceria com a Sustainable Life Media e diversos outros investidores e apoiadores. O evento é uma injeção de inspiração, seja para colocar a mão na massa e construir sua própria forma de mudar o mundo, como na vontade de conhecer e apoiar diversas iniciativas. Conheci tanta gente interessante e disponível para ensinar e compartilhar suas ideias e projetos, tanta gente que precisa de divulgação e confiança dos consumidores, que me deu mais vontade ainda de apoiar as causas e ideais dessa galera.

lounge sustainable brands

Uma das melhores palestras que assisti no evento foi a do autor Richard Barrett, fundador da Barrett Values Centre e estudioso sobre a estrutura da consciência humana, evolução dos nossos valores ao longo da vida e a relação ser x ter nas grandes organizações. Uma verdadeira aula de pensamento sustentável baseado nos sete níveis da consciência humana. Simplesmente fantástico. Vou falar sobre ele e seus conceitos em outro post pois merece demais!

sustainable palestras

Um outro projeto que fiquei apaixonada em conhecer foi o do Preserva Mundi da fofa da Romina Lindemann e seu pai super visionário. Eles cultivam o Neem (Azadirachta Indica), uma planta que pertence à família do mogno e do cedro. São árvores de grande porte, podendo atingir até 30 metros de altura. Nativa de todo o subcontinente indiano e resistente à seca, o Neem fornece madeira e é muito conhecido por suas propriedades medicinais e terapêuticas encontradas nas sementes, folhas e cascas. Popularmente, o Neem é muito utilizado na agricultura, no combate à lagartas e pragas como nematoides, fungos e bactérias. Na indústria farmacêutica, o Neem é utilizado na fabricação de produtos de higiene e limpeza. A Romina vai me passar alguns dados mais específicos sobre o Neem e vou fazer um post sobre seu projeto também!

sustainable

Além de pessoas fantásticas e palestras verdadeiramente inspiradoras, ainda pudemos degustar o melhor de marcas como a Natura, a Taeq do Grupo Pão de Açúcar e os produtos super novos e engajados da Brasil-Kirin (confesso que estou apaixonada por esta marca e já estou programando as visitas para suas fábricas). Em breve mais posts aqui para vocês. 😉 Foi divertido, foi esclarecedor, foi encantador. Foi, como sempre, um dos melhores eventos do ano! Obrigada a Profile e a Report Sustentabilidade por tudo!

Compartilhe: