Existe uma grande diferença entre beber um suquinho de pozinho e beber um suco natural da fruta. Quem discorda nunca tomou um suco delicioso de verdade. Se o seu objetivo é matar a sede de maneira saudável nos dias quentes do verão, nada como um delicioso chá gelado, um copo de água, água de coco ou sucos de frutas… Todos eles são refrescantes e cheios de nutrientes. Não esquecendo que o importante é manter o corpo sempre hidratado.

Suco de Maçã

Ingredientes

03 Maçãs / 01 Cacho de uvas verdes ou rosadas / 1/4 de limão, com casca

Modo de preparo – Corte as maçãs em gomos finos e o limão em fatias. Leve à maçã e a uva à centrífuga (ou liquidificador), bata e acrescente o limão em meio ao processo.

Coquetel de Frutas

Ingredientes

01 cacho (100g) de uvas verdes / 03 kiwis / 01 laranja-pêra

Modo de preparo – Corte os kiwis em rodelas finas, descasque a laranja e corte-a em pedaços ou separe em gomos. Leve as frutas à centrífuga.

Néctar Tropical 

Ingredientes

01 rodela (com 2,5 cm de espessura) de abacaxi / 01 maracujá doce / 01 mamão papaia pequeno ou ½ grande / 01 nectarina

Modo de preparo – Corte a rodela do abacaxi em tiras, o maracujá em quatro ou seis gomos, a nectarina e o papaia em gomos finos. Bata tudo na centrífuga.

Veja os benefícios de cada uma das frutas indicadas nos sucos acima.

Maçã

Nutrientes – Antioxidantes (flavonóides, polifenois), vitamina C, fibras, potássio.

Benefícios – Aumenta a imunidade, combate os radicais livres e controla as taxas de colesterol e o funcionamento intestinal. Previne a formação de placas de ateroma, que causa o entupimento das artérias.

Porção – 1 unidade por dia.

Uvas

Nutrientes – Resveratrol, uma forma de antioxidante.

Benefícios – Ajuda a combater os radicais livres e tem efeito antienvelhecimento. Diminui o colesterol ruim (LDL-colesterol), o que garante saúde cardiovascular favorável. Age como anti-inflamatório.

Porção – 1 cacho pequeno (por volta de 10 bagos).

Limão – Laranja – Abacaxi

Nutrientes – As frutas cítricas como limão, laranja e abacaxi são fornecedoras de vitaminas e minerais, além de colaborar com a oferta de fibras. A presença da vitamina C e do mineral potássio são importantes devidos sua ação na preservação da saúde e manutenção do bem estar e equilíbrio orgânico.

Benefícios – A vitamina C, também conhecida por ácido ascórbico, tem como ações principais: a participação na produção do colágeno, a manutenção e integridade dos vasos sanguíneos e das paredes capilares, a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e dos dentes e ossos. Além disso, participa de modo efetivo na absorção de ferro e atua como antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce. O potássio protege contra a hipertensão, devido o seu envolvimento na regulação de volume dos líquidos corporais.

Porção – 1 unidade ao dia.

Kiwi

Nutrientes – Fonte de vitamina C, potássio, magnésio e fibras.

Benefícios – Ajuda no processo de cicatrização. Tem ação antioxidante. Favorece a resistência do organismo e fortalece as unhas, o cabelos e os tecidos em geral. Auxilia no bom funcionamento do intestino e combate a anemia.

Porção – 1 unidade ao dia.

Maracujá

Nutrientes – Rico em fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais, como fósforo, magnésio e fósforo.

Benefícios – É fonte de fibras, que ajudam no funcionamento intestinal, no controle da glicemia e das taxas de colesterol e triglicérides. Rico também em vitaminas do complexo B (B1, B2,B3 e B9) , que colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso. Possui minerais, como potássio (essencial para a transmissão do impulso nervoso e controle da hipertensão), magnésio (participa do metabolismo da glicose, ou seja, converte a glicose em energia, e atua nos processos de relaxamento e contração muscular) e fósforo (mineral que em parceria com o cálcio auxilia na saúde óssea e na formação dos dentes). Além dos nutrientes, contém passiflorina ou maracujina, substância com propriedades sedativas. Mas não é prejudicial, pois não causa dependência.

Porção – 1 unidade ao dia.

Mamão

Nutrientes – O mamão é excelente fonte de fibras alimentares, vitamina A, vitamina C, betacaroteno e potássio.

Benefícios – Evita a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento precoce, além de ser um alimento com propriedade laxativa. Por possuir uma grande quantidade de fibras, água e substâncias com efeito estimulador do sistema nervoso que aumentam os movimentos do intestino, facilita a eliminação do bolo fecal.

Porção – 1 fatia do formosa ou ½ unidade do mamão papaya.

Nectarina

Nutrientes – Mais doce que o pêssego, a nectarina é especialmente rica em beta-caroteno e potássio.

Benefícios – Tal qual o pêssego, essa fruta também contém grandes quantidades de pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. E a frutose, que além de ser uma fonte de energia, pode ser uma opção de substituto da glicose na dieta. Pelo fato de possuir estrutura química semelhante à da glicose, mas não necessitar da insulina para o seu metabolismo, pode ser utilizado por portadores de diabetes, sempre sob a supervisão de um profissional da saúde.

Porção – 2 unidades ao dia.

Compartilhe: