Sua empresa recicla computadores?

-por , em 28/11 -
Sua empresa recicla computadores?
Aposto que a resposta é ‘NÃO’, pelo menos da maioria de vocês, sabe porque? Porque a grande maioria das empresas não recicla PCs! Isso é comprovado! O Sindicato de Empresas de Informática do Rio de Janeiro divulgou uma matéria bastante interessante sobre esse tema, que na maioria das empresas não é nem um pouco abordado.

A Computer Aid International, entidade que recicla computadores e os doa para projetos sociais, elaborou um guia para ajudar empresas a compreender e a adotar as melhores práticas para descarte de equipamentos ociosos. Isso porque, a instituição identificou, em uma pesquisa, realizada em conjunto com a consultoria Vanson Bourne, que a maioria das companhias não recicla os computadores.
O levantamento, de acordo com as instituições, foi realizado com mais de mil funcionários de TI de empresas do Reino Unido e constatou que um quinto das companhias (17%) não cumprem ou não sabem sobre regulações de descarte correto de lixo eletrônico. A pesquisa identificou ainda que apenas 14% das empresas reutilizam os equipamentos de TI redundantes. Mas entre aqueles que não o fazem, 83% disseram que pretendem fazê-lo.
Anja Francês, diretor de comunicações da Computer Aid International, afirma que as empresas precisam melhorar significativamente seus procedimentos de descarte. “Se não fizerem isso, podem causar problemas de reputação, bem como ambiental. As companhias estão perdendo a oportunidade de aproveitar os benefícios ambientais e sociais que a reutilização pode trazer”.
A Computer Aid diz que o guia vai ajudar as organizações a cumprir as atuais exigências regulamentares em torno do lixo eletrônico e a melhorar o impacto ambiental e ainda a reputação de suas estratégias de eliminação de equipamentos de TI. O documento abrange áreas que incluem segurança de dados, melhores práticas de eliminação de dados e de reutilização de computadores.
CoxinhaNerd: É mais ou menos isso que tenho falado com vocês nos últimos tempos. A grande maioria de nós não imagina que pode ser capaz de ajudar a salvar o planeta. Muito mais do que uma ajuda social, a doação de computadores usados é trabalhada em prol do meio ambiente. Evitemos que lixos eletrônicos e de difícil decomposição entulhem o meio ambiente. Sejamos legais com o próximo, com a reputação de nossas empresas e principalmente com o meio ambiente. Sejamos mais humanos.
Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você