Quando série Stranger Things estreou em 2016 na Netflix, fomos apresentados a um experimento desenvolvido pelo laboratório Hawkins intitulado MKUltra onde Eleven era uma espécie de cobaia. Contudo mesmo os irmãos Duffers tendo adotado uma linguagem fictícia na série é de conhecimento que o projeto MKUltra existiu de fato e é a principal conexão histórica da série e se trata de um dos principais segredos governamentais.

Explicando o projeto MKUltra
O Projeto MKUltra, era um programa de secreto conduzido pela CIA. A operação secreta começou em 1953 como uma maneira de desenvolver técnicas para obter vantagem sobre os inimigos durante a Guerra Fria. Através da experimentação humana, a CIA estava tentando encontrar maneiras de enfraquecer os inimigos, forçando-os a entregar informação através de métodos de controle da mente. Muitos aspectos do Projeto MKUltra eram ilegais, incluindo o uso de Humanos testados de maneira involuntária nos EUA e do Canadá.

A experimentação foi realizada em mais de 80 instituições em todo o país, incluindo universidades, hospitais e prisões. Alguns dos arquivos da operação foram destruídos pelo diretor da CIA, mas as principais informações foram divulgadas em 2001.

O Projeto MKUltra foi uma continuação de experimentos iniciados durante a Segunda Guerra Mundial em instituições japonesas e campos de concentração nazistas. De acordo com documentos da CIA, a operação focou na utilização de métodos químicos, biológicos e radiológicos de controle da mente. Para testar os estados mentais e as funções cerebrais dos sujeitos, eles foram expostos a altas doses de drogas psicoativas como o LSD.

Muitos participantes foram tratados sem saber que estavam sendo e posteriormente eram interrogados para ver se revelariam segredos. Os sujeitos do teste também passaram por privações sensoriais, hipnose, eletrochoque, abuso e outras formas de tortura.

Mas o que aconteceu com o projeto?
O projeto MKUltra durou 20 anos antes de terminar oficialmente em 1973. Aspectos da operação foram tornados públicos dois anos depois, mas com tantos documentos destruídos, era impossível conhecer todo o escopo do projeto.

A existência do Projeto MKUltra tornou-se o foco de uma audiência no Senado em 1977, quando a CIA descobriu quase 20.000 páginas de documentos que não foram destruídos. Os documentos revelaram informações financeiras, mas havia poucos detalhes sobre o projeto real.

Durante o auge do Projeto MKUltra, milhares de pessoas foram usadas para experimentação. Alguns morreram como resultado, mas a CIA supostamente encobriu qualquer tipo de conexão. Devido à falta de pesquisas de manutenção e acompanhamento de registros, nunca se soube quantas pessoas morreram após sua participação.

É bizarro imaginar que de fato isso pode um dia existir, mas é mais louco constatar que os devaneios dos irmãos Duffers acerca da ficção mostram que o real é bem mais assustador!

Vale lembrar que as filmagens da 4ª temporada atualmente se encontram paralisadas, em virtude da pandemia do COVID-19.

No elenco de Stranger Things temos Winona Ryder, David Harbour, Finn Wolfhard, Millie Bobby Brown, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Noah Schnapp, Sadie Sink, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Joe Keery, Maya Hawke, Priah Ferguson, Cara Buono.

Quando um garoto desaparece, a cidade toda participa nas buscas. Mas o que encontram são segredos, forças sobrenaturais e uma menina.

Todas as temporadas de Stranger Things estão disponíveis na Netflix.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES