Escolha uma Página

O LEGADO PRECISA SEGUIR EM FRENTE

Stephen Hawking, um dos maiores gênios da humanidade, faleceu recentemente. Por mais que a gente vá sentir falta desse super bem humorado ser humano, podemos dizer que sua passagem não foi em vão. Ele deixou um imenso legado de previsões, livros, ideias, ele era um gênio oras! Confira cinco dicas incríveis de leitura que garantem o legado do nosso Hawking eterno:

Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros, narra o que se sabe sobre a origem do Universo. Ele discute desde a física de partículas até a dinâmica que controlam os grandes corpos celestes e galáxias do cosmos. E levanta questionamentos sobre como surgiu o tempo, se ele é finito ou não, se é possível viajar por ele, entre outros.

Ele também discute a existência de uma quarta dimensão espaço-temporal e faz um passeio pela história da física teórica. Estavam lá suas ideias sobre buracos negros, o Big Bang, a teoria das cordas e as 4 forças fundamentais.

O Universo numa Casca de Noz

O Universo numa Casca de Noz é uma extensão de Uma Breve História do Tempo. Mais aprofundada e, ao mesmo tempo, mais compreensível para o público leigo do que a primeira obra. Neste livro, Hawking traz ao leitor os principais conceitos que tentam unir a relatividade geral de Einstein e a mecânica quântica. Ele se aprofunda ainda mais na famosa Teoria de Tudo. Uma proposta que poderia unir em uma só teoria todos os fenômenos físicos que conhecemos na atualidade.

Hawking opinou que teríamos essa descoberta científica até o final do século XX, porém, até hoje físicos e astrônomos buscam essas explicações.

Minha Breve História

O único livro autobiográfico de Hawking. O físico conta toda a sua história, desde sua infância em Londres, até sua chegada ao posto de professor lucasiano da Universidade de Cambridge. Hawking narra, também, sua luta para conviver com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença neurodegenerativa que o acompanharia para o resto da vida.

George e o Segredo do Universo

Nesta obra infantil, Hawking e sua filha, Lucy, explicam as principais teorias científicas sobre a origem do Universo. O livro traz aventuras e personagens infantis para ilustrar, inclusive, as complexas teorias de Hawking sobre buracos negros.

Computer Resources for People With Disabilities

Uma das poucas obras de Hawking que ainda não tem publicação no Brasil. O livro conta como as tecnologias estão facilitando o cotidiano de pessoas com deficiência e mudando a maneira com a qual elas interagem no mundo. O próprio Hawking utilizava uma cadeira de rodas adaptada. Nesta obra, produzida pela Aliança para Acesso à Tecnologia (ATA, na sigla em inglês), o físico assina o prólogo.

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: