Escolha uma Página

PODE MANDAR MAIS !

O universo de George Lucas está entre os mais ricos já criados. A história de Han, Luke, Leia e os outros vem sendo contada nos cinemas desde os anos 70. O que poucos sabem, porém, é a grandeza de toda essa trama. Os livros da franquia Star Wars estampam livrarias há tempos, mas permanecem desconhecidos pela maioria do público.

Pensando nisso, resolvemos fazer uma lista a respeito da ordem cronológica do Universo Expandido. Aproveite o lançamento de A Ascensão de Skywalker e se aventure ainda mais por dentro dos lados da Força. Já temos uma série em exibição nos Estados Unidos, além de diversos quadrinhos e livros da franquia.

Um Novo Amanhecer

Escrito por John Jackson Miller, ele se passa após a morte dos Jedi no Episódio III. O protagonismo fica por conta de Kanan Jarrus. Ainda um clandestino, o futuro Cavaleiro Jedi se envolve em conflitos contra as forças imperiais. No caminho, Jarrus se depara com Hera Syndulla, que seria reconhecida anos depois na série Star Wars Rebels.

Estrelas Perdidas

Por falar no Império, nada melhor que entender a fundo sua história. Pensando nisso, Claudia Gray trouxe a história de Ciena Ree e Thane Kyrell, quando se conheceram ainda na infância. O sonho de entrar para o grupo de pilotos do Império uniu a dupla, que viria a se separar anos depois.

Durante a adolescência, a amizade não resiste aos pensamentos políticos opostos e a relação que ali existia os obriga a seguir caminhos diferentes. Enquanto Thane se junta à Aliança Rebelde, Ciena permanece leal ao Imperador. O livro de Gray nos traz uma melhor visão sobre a escolha dos seguidores de Palpatine e o poder que o imperador tem sobre as pessoas.

Thrawn

Escrito por Timothy Zahn, essa é mais uma história que traz novas informações sobre o Império. A obra introduziu o famoso personagem no cânone e oficialmente na trama do Universo Expandido. A história é centralizada no Almirante, desde o momento em que foi exilado dos Chiss, até virar o líder que conhecemos no futuro.

Aftermath

Entre o Episódio VI e VII muito aconteceu. E Chuck Wendig resolveu explicar tudo da melhor maneira possível: com uma trilogia. A morte de Darth Vader impactou não apenas nós, fãs. A repercussão da derrota do tirano gerou resultados por toda a galáxia, que há muito sofria com o Império.

A trilogia aborda assuntos muito especiais para os fãs. A reestruturação da Galáxia após a morte de Vader foi mostrada nos filmes, mas é contada em detalhes em Aftermath. Por consequência, não poderíamos deixar de mencionar o relacionamento de Leia e Han, tido até hoje como um dos mais saudosos e apaixonantes da história.

Star Wars: Legado de Sangue

Publicado por Claudia Gray, o livro se passa seis anos antes dos eventos de O Despertar da Força. A trama é centralizada na vida de Leia Organa (#saudadesCarrie). A história promete contar como Leia se tornou a líder que conhecemos nos filmes, partindo de seu papel como uma senadora da República.

Muitos fãs sempre se questionaram o motivo de Leia nunca entrar para a ordem dos Jedi. Em Legado de Sangue, conheceremos mais dos motivos que levaram a ruína da Nova República, trazendo os motivos pela escolha de Leia. Além disso, mais de seu relacionamento com Han é abordado, assim como o surgimento da Primeira Ordem.

Darth Vader

Recentemente, a Panini lançou 22 edições da série de um dos vilões mais amados do mundo. A HQ é totalmente voltada para o personagem, abordando cada momento de sua vida até seu último ato. A obra nos mostra o relacionamento de Vader e Palpatine, baseado na vingança e na confiança que um tinha no outro, mesmo após a destruição da Estrela da Morte.

O quadrinho traz ainda diversos segredos desconhecidos do personagem, que foram deixados de fora dos filmes. Você sabia que Vader tinha uma aliada secreta chamada Dra. Aphra?

Antes de Despertar

A nova trilogia Star Wars é voltada no novo trio de protagonistas. Pensando nisso, Greg Rucka escreveu Antes de Despertar, que mostra a vida deles antes de O Despertar da Força. Saberemos como Rey vivia em Jakku, em sua vida de escambo entre equipamentos, água e ração. Descobriremos o momento em que Finn começou a questionar as ordens de Phasma, se tornando o homem que conhecemos nos cinemas.

E por falar em Phasma, a Capitã tem seus próprios exemplares publicados. Uma minissérie em HQ revela como Phasma escapou do lixão em O Despertar da Força e se tornou a figura imponente que conhecemos.

Tarkin também ganhou seu momento de brilhar. O vilão teve um livro lançado pela Editora Aleph, que detalha minuciosamente a construção da Estrela da Morte.

Ahsoka

Por fim, um último livro merece ser mencionado entre os cânones de Star Wars. E.K. Johnston lançou em 2016 um livro específico sobre a personagem de The Clone Wars.
A trama se passa pouco depois da Ordem 66, responsável pelo extermínio de quase todos os Jedi. O livro ainda não chegou ao Brasil.

O Universo Expandido de Star Wars conta com diversos livros publicados no Brasil.