GOT para quem ama spoiler: Theon Greyjoy!

-por , em 25/08 -
GOT para quem ama spoiler: Theon Greyjoy!

E, quando a gente pensa que vai acabar, que já batemos todos os recordes de audiência para essa série de posts sobre Game of Thrones, vocês me enchem de orgulho e amor, prestigiando cada vez mais! Tem como eu amar mais vocês do que isso? Hoje eu vou falar de um personagem bem polêmico, tem gente que ama e tem gente que odeia! Mas, antes de continuarmos esse post, que tal dar uma conferida se você já leu tudo o que postamos aqui na série Game of Thrones para quem ama spoilers? Veja só: Catelyn Stark, Jorah Mormont, Jaime Lannister, Bran Stark, Brienne de Tarth, Daenerys Targaryen, Tyrion Lannister, Lord Varys, Jon Snow, Cersei Lannister e Arya StarkAgora que você já se atualizou, posso continuar o post de hoje!

Theon Greyjoy é o filho e herdeiro de Lorde Balon Greyjoy. Ele viveu durante toda a sua infância e adolescência, como um “protegido” dos Stark. Theon é conhecido por sua arrogância e seu sorriso zombeteiro. Ele é um jovem de apenas 19 anos, moreno, magro e atraente – de acordo com os relatos. Ele era apenas um jovem de dez anos quando rolou a rebelião de seu pai – quando dois de seus irmãos foram mortos. Desde então, ele passou a viver em Winterfell e sua relação com os Stark sempre foi respeitosa. Ele dizia considerar Robb Stark seu irmão mais novo e sempre rivalizava com Jon Snow. Como característica de guerra, Theon se especializou em arquearia!

Durante o livro A Fúria dos Reis, Robb Stark enviou Theon de volta para casa, nas Ilhas de Ferro, com uma proposta para Balon: Robb o apoiaria como Rei das Ilhas de Ferro e, em troca, ele deveria assolar as Terras Ocidentais com seus dracares. Balon e Aeron Greyjoy criticavam frequentemente a aparência e comportamento nortista de Theon, acreditando que ele havia se tornado fiel demais aos Stark, rejeitam a proposta de Robb. Daí tudo rola mais ou menos como na série nessa parte e Theon ruma para dominar Winterfell. Com Winterfell sob seu controle, Theon tomou Bran e Rickon como reféns e encontrou dificuldades em controlar o povo, muitos dos quais ele conhecia. Ele libertou Ramsay Bolton, que estava sob o disfarce de Fedor, do calabouço do castelo, e colocou-o a seu serviço. Meistre Luwin também serviu a Theon, suplicando-lhe que agisse com misericórdia e tolerância. Bran e Rickon Stark conseguiram escapar com a ajuda do Osha, Hodor, Meera e Jojen. Theon não pôde encontrar os garotos e, seguindo o conselho de Fedor, matou dois meninos camponeses com a mesma idade e mostrou seus cadáveres como se fossem os irmãos Stark.

Theon Greyjoy

Sabendo da aproximação de Sor Rodrik Cassel, que havia repelido Dagmer Boca-Rachada de Praça de Torrhen, e que vinha com uma guarnição numerosa de nortenhos fiéis a Robb, Theon pediu ajuda à irmã Asha. Ela o criticou por sua burrice, avisando-o de que sua posição era insustentável e implorando para que ele fugisse com ela, falando para ele que os Homens de Ferro nunca teriam sucesso em manter um castelo não litorâneo. Theon se recusou a deixar o castelo, e Asha partiu, deixando um grupo de homens. Theon se desespera pois nem mesmo a sua maior conquista lhe deu o respeito nem dos Homens de Ferro e nem dos Nortenhos.

Ele liberta Fedor para procurar ajuda em Forte do Pavor antes que a guarnição chegasse sob o comando de Rodrik Cassel. Em sua discussão com Rodrik, Theon ameaça a vida da filha do cavaleiro, Beth, que estava em seu poder. Enquanto Theon aguarda pela decisão de Rodrik, Luwin convence-o a se juntar a Patrulha da Noite, aonde seus crimes seriam perdoados e ele poderia ganhar respeito. Mas antes que Theon pudesse se render, os homens Bolton fazem um ataque surpresas. Theon permitiu que Fedor entrasse em Winterfell, e lá ele se revelou como Ramsay Bolton, bastardo de Roose Bolton. Ao perceber a verdade, Theon tentou reagir, mas Ramsay ordenou que passassem o archote no castelo. Golpeado, Theon perdeu a consciência e foi levado como prisioneiro.

Em A Tormenta de Espadas, um pedaço de pele de Theon foi entregue à Catelyn Stark durante o Casamento Vermelho. Roose disse que Ramsay Snow o estava esfolando lentamente no Forte do Pavor. Já em O Festim dos Corvos, a maioria dos Homens de Ferro, inclusive sua irmã Asha, acredita que Theon esteja morto.

Theon

E é em A Dança dos Dragões que Theon é torturado por Ramsay Bolton, diversas vezes. Durante as torturas, Ramsay retirava a pele dos dedos de Theon e o deixava aos gritos de dor, até que o próprio rapaz implorasse que o dedo fosse cortado. Bolton também quebrou e arrancou vários de seus dentes, pois odiava seus sorrisos. Fica implícito que ele também removeu as genitais de Theon. Theon é obrigado a assumir a identidade de Fedor e proibido de tomar banho até ficar imundo da cabeça aos pés com lama e excrementos. Logo no começo de sua prisão, Theon tentou fugir com a ajuda de Kyra (sua antiga amante de Winterfell). O que ele não sabia é que sua fuga havia sido permitida por Ramsay, que lhe deu vantagem de um dia antes de começar a perseguí-lo com seus cães. Theon e Kyra foram recapturados, e levados para uma masmorra em Forte do Pavor, e a garota sofreu uma morte horrível na mão de Ramsay e de seus cães. Isso tudo contribuiu para alimentar o profundo medo de Ramsay que Theon passou a sentir.

Quando Roose Bolton anunciou ao filho que iria retornar para o Norte, ele permitiu que Theon tomasse banho e se vestisse bem para que fosse negociar com a guarnição dos Homens de Ferro que Victarion Greyjoy deixara em Fosso Cailin. Theon conseguiu obter a rendição dos homens de ferro, com a promessa de Ramsay de que eles ficariam seguros e seriam alimentados. Quando se renderam, Ramsay os esfolou e empalou seus corpos. Quando os exércitos de Roose e Ramsay se encontraram, e o senhor do Forte do Pavor apresentou ao filho Arya Stark, sua futura esposa, Theon imediatamente a reconheceu como Jeyne Poole, a amiguinha de Sansa. Tudo o que aconteceu com a Sansa na série, na verdade, aconteceu com essa menina Jeyne que, no livro, se passava por Arya Stark! #confuso

Theon

Quando vários homens dos Bolton foram assassinados em Winterfell, Theon foi cogitado como suspeito. A ideia, porém, logo foi desprezada por Roose Bolton, que afirmou que Theon estava fraco e quebrado demais para isso. Os assassinatos causaram tensão entre os Frey e os Manderly, além das demais Casas do Norte. O músico Abel, junto das seis esposas de lança que o acompanhavam disfarçadas de ajudantes, eram os responsáveis por algumas das mortes, já que tentavam criar confusão o suficiente para que pudessem resgatar “Arya Stark”. Eles conseguiram a ajuda de Theon, mesmo que com relutância. Quando berrantes de guerra foram ouvidos perto do castelo, eles deram início ao plano, tirando Jeyne de seu quarto disfarçada. Perseguidos pelos guardas, Theon pulou das muralhas com a garota e foi capturado por Mors Umber, que os enviou para junto da tropa de Stannis. Quando chegaram ao acampamento, Theon se viu frente a frente com irmã. Inverteu-se então a situação inicial e dessa vez foi ela quem não o reconheceu, devido ao seu estado lastimável depois da tortura na mão de Ramsay.

No próximo e sexto livro de RR Martin, The Winds of Winter, imagina-se que Theon esteja, agora, como prisioneiro de Stannis. O que será que vai rolar, porque desse mato deve sair muito coelho diferente – já que a história está completamente diferente da série né? Comente aqui embaixo o que você acha que vai rolar na vida de Greyjoy e me diga se você o ama ou o odeia!

Para continuar acompanhando todas as novidades, curta a gente e siga em todas as redes sociais – e não deixe de se inscrever em nosso canal! Os links estão aqui embaixo! Beijos e até a próxima semana!

Facebook Instagram Snapchat Twitter Youtube

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você