ATENÇÃO: O TEXTO CONTÉM SPOILERS DE GAME OF THRONES!

Sabemos bem que não é todo mundo que tem paciência e tempo para ler os livros e precisamos respeitar a diversidade do público, não é mesmo? O spoiler não é, necessariamente, alguma coisa que vai rolar na série. Sabemos que as histórias dos livros e da série não estão totalmente sincronizadas e, nesse caso aqui, o spoiler caracteriza apenas os detalhes que nem todo mundo sabe, já que eles estão expostos no blog oficial de GOT e nos livros! Dito isso, hoje vamos falar sobre Lord Varys!

Lord Varys é um eunuco gordo e careca que vive pelos cantinhos de Westeros (King’s Landing é muito pouco para ele). Ele costuma usar vestes elegantes, como sedas de cores escandalosas e chinelos que lhe permitem andar sem ser ouvido. Geralmente, Varys esconde seus verdadeiros sentimentos e motivações, usando suas habilidades de espionagem de acordo com seus interesses. No fundo no fundo, parece que ele quer estabilidade entre os Sete Reinos e, por isso, está sempre do lado que imagina caminhar para esse fim. Para conseguir todas as informações que precisa, Varys tem “passarinhos” que são, nada mais que, espiões espalhados por todo o continente.

Varys é um mestre do disfarce, capaz de mudar sua voz, cheiro e o modo de andar, conhece a maioria das passagens secretas dentro da Fortaleza Vermelha e os melhores caminhos para rodar Westeros inteiro sem ser notado. Sabemos que não podemos confiar no que Varys costuma dizer, mas, ele alega ter nascido escravo em Lys e diz ter sido vendido bem jovem a um grupo de pantomineiros que se apresentavam nas Cidades Livres, em Vilavelha.

Lord Varys

Varys foi comprado por um homem rico que, para fazer um ritual de sangue, cortou seus órgãos genitais. Como o homem somente precisava dele para esse ritual, jogou o menino nas ruas e, a partir de então, Varys passou a mendigar pela cidade, praticando pequenos furtos. Ele logo se tornou um ladrão melhor do que qualquer outro e foi reconhecido como o maior ladrão de Myr, até ser expulso da cidade por um rival. Varys então partiu para Pentos e lá, conheceu um pobre espadachim mercenário chamado Illyrio Mopatis. Os dois fizeram sociedade, na qual Varys roubava objetos e Illyrio era contratado para recuperá-los. Ou seja, já jogava sujo desde sempre! O estratagema foi um verdadeiro sucesso e ambos ficaram muito muito ricos.

Depois de um longo tempo, Varys concluiu que informação era uma coisa muito mais preciosa do que ouro e pedras preciosas, então, ele deu um treinamento especial a algumas pessoas (seus passarinhos) e partiu para Westeros. Varys escolhia órfãos, principalmente os menores, capazes de escalar muros e se espremer entre chaminés. Ele os ensinou a ler com a finalidade de que abrissem cartas, lessem e depois as deixassem onde estavam, para quem seus donos não percebessem. Isso tudo multiplicou a fortuna dele e de Illyrio, por isso, a fama de Varys atravessou o mar, chegando aos ouvidos de Aerys (pai de Daenerys, o rei louco).

Varys e Mindinho

Varys começou então sua carreira como mestre dos segredos para Aerys e o rei passou a confiar cada vez mais nele, à medida que sua paranoia crescia. Muita gente atribui a podridão do reino de Aerys ao trabalho de Varys, por isso quase ninguém confia nele. Durante a Rebelião de Robert Baratheon, Varys alertou o rei que ele não abrisse os portões da cidade para Tywin Lannister, alegando que ele era indigno de confiança, mas o rei preferiu ouvir os outros conselheiros e Jaime Lannister sempre diz: “A única vez que o rei deveria ter ouvido Lord Varys, ele não  o fez”.

Mesmo tendo jurado lealdade a Robert e depois a Joffrey e Tommen, participando do conselho do rei, Varys não parece ter abandonado sua lealdade aos Targaryen. Ele mantém um acordo com Illyrio para ajudar a colocar, novamente, um Targaryen no Trono de Ferro. De fato, foi revelado já que Varys salvou o filho de Rhaegar, Aegon, trocando-o por um filho de camponês, sendo que este bebê acabou sendo morto por Gregor Clegane.

Lord Varys Game of Thrones spoiler

Ao longo da história, Varys ajudou muitas pessoas no jogo dos tronos. Muitas delas acreditam que ele, ao invés de ajudá-las, apenas lhes ofereceu informações para manipulá-las. De fato, a maioria das pessoas que Varys ajudou, sofreu quedas dramáticas, como Eddad Stark e Tyrion Lannister. Varys chegou até a testemunhar contra Tyrion durante seu julgamento. Será que poderemos confiar nele, com esse histórico? Comente aqui embaixo 🙂

Espero que esteja curtindo esta série de posts de spoilers e bastidores de Game of Thrones e sobre as Crônicas de Gelo e Fogo! Comente aqui embaixo qual personagem você quer conhecer mais a fundo! 🙂 Beijos e até a próxima!

Veja as histórias dos outros personagens de Game of Thrones!

Compartilhe: