Olá você que me acompanha, toda terça feira, as 20h20, aqui no blog, destrinchando um pouquinho das histórias de cada um dos personagens da série de livro Crônicas de Gelo e Fogo e, consequentemente, da série da HBO, Game of Thrones! Eu sei que a Catelyn Stark estava na lista das mais pedidas desde o primeiro post, mas, eu realmente estava na dúvida se falava sobre ela ou não. Muita gente não faz ideia do que acontece com a personagem nos livros e eu achei que, falar dela aqui no post, seria uma dica de que ela não está 100% morta – você não sabia disso? Toma-lhe spoiler de cara então! 🙂 Mas, como o objetivo desse post é esse mesmo, não tem grandes problemas! Antes de começar a leitura, veja se já leu todos os nossos posts anteriores (clique nos nomes dos personagens): Jorah Mormont, Jaime Lannister, Bran Stark, Brienne de Tarth, Daenerys Targaryen, Tyrion Lannister, Lord Varys, Jon Snow, Cersei Lannister e Arya Stark!       

Catelyn Tully (ou Catelyn Stark) é a esposa de Lord Eddad Stark e Senhora de Winterfell. Ela é uma mulher orgulhosa, forte, gentil e generosa, admirada por todos por ser muito honrada e justa. Catelyn possui forte tato político e, por isso, se tornou uma nobre muito influente em Westeros. Em contrapartida, Catelyn é uma mulher muito protetora, o que a fez seguir seu coração mais vezes do que deveria, principalmente quando se tratava de sua família. Cat é devota da Fé dos Sete* e se veste de forma bem simples, usando sempre as cores cinza (referência aos Stark) e azul e vermelho (referência aos Tully).

*Fé dos Sete: É a religião dominante dos Sete Reinos e é comumente conhecida como apenas a Fé. As únicas regiões de Westeros onde a fé não é predominante são o Norte e as Ilhas de Ferro, onde o culto, respectivamente, aos deuses antigos e ao Deus Afogado continuou forte. Os deuses da Fé são por vezes referidos como “deuses novos” para diferenciá-los dos deuses antigos. A Fé cultua os Sete, uma única divindade com sete aspectos, ou faces, cada uma representando uma virtude diferente. Os devotos oram a uma face diferente dos Sete pedindo por ajuda ou orientação, dependendo de sua necessidade.

Catelyn Stark

A Catelyn era a filha mais velha da Senhora Minisa Whent com o Lorde Hoster Tully – Senhor Suserano das Terras Fluviais. Ela tinha dois irmãos mais velhos: EdmureLysa. Catelyn passou sua infância em Correrrio, onde desenvolveu uma profunda amizade com o protegido de seu pai, Petyr Baelish – sim, o Mindinho. Ele se apaixonou por ela e pediu sua mão em casamento, mas Catelyn nunca gostou muito dele dessa forma e sempre o viu mais como um irmão. Quando ela tinha 12 anos, foi prometida em casamento para Brandon Stark, o irmão mais velho de Eddad e herdeiro de Winterfell. Quando Brandon foi a Correrrio para ver Catelyn, Baelish o chamou para um duelo e ele aceitou! Mindinho perdeu, claro, e Brandon não finalizou com sua vida, à pedido de Cat. Ele nunca deixou de amá-la, e, quando Brandon morreu, tempos depois, ele enviou uma carta para Cat, mas ela queimou sem ler. 🙁

O compromisso então de Cat com Brandon foi interrompido e ela se casou com Eddad Stark. Após a noite de núpcias, Eddad partiu para a guerra e Cat, grávida, esperou seu retorno, recebendo-o com seu herdeiro Robb Stark, quando ele retornou. Cat e Eddad criaram um forte vínculo de amor e eram grandes parceiros na vida. Depois de um tempo, eles tiveram mas filhos: SansaAryaBranRickon, mantendo-se como uma família unida e feliz. O único ponto de discórdia deles era Jon Snow, o filho bastardo de Eddad (ou não, ainda não sabemos).

Stark Family

Vou contar para vocês agora, tudo de diferente que rolou entre o livro e a série da HBO, no que diz respeito à Catelyn Stark, o Casamento Vermelho e sua morte!

Catelyn teve de ver seu filho, Robb, ser apunhalado por Roose Bolton. Como retaliação, ela executou Aegon Frey. Ela sucumbiu ao sofrimento, arranhando o próprio rosto mas, mesmo assim, foi degolada por Raymund Frey. Os Frey jogaram seu corpo no rio como uma zombaria aos ritos funerários dos Tully. Três dias depois, seu cadáver foi retirado do rio por Nymeria, e logo depois foi encontrado pela Irmandade Sem Bandeiras. Lorde Beric Dondarrion pediu ao sacerdote Thoros de Myr que desse-lhe o beijo da vida e a ressuscitasse, mas Thoros disse que já havia se passado tempo demais. Beric então encostou os lábios nos de Catelyn e o fogo da vida que estava nele passou para ela, de modo que ela se ergueu. Suas feridas foram parcialmente curadas, e ela ficou mutilada, perdendo a habilidade de falar. Cat foi consumida por seu desejo de vingança àqueles que haviam traído e matado sua família. Ela adotou o nome de Senhora Coração de Pedra e assumiu o comando da Irmandade, perseguindo e enforcando os que ela considerava traidores, como Petyr e Merret Frey.

Lady Stoneheart

Em O Festim dos CorvosBrienne de Tarth partira sob instruções de Sor Jaime Lannister para encontrar e proteger Sansa Stark. No fim, ela foi capturada pela Irmandade e se viu diante da Senhora Coração de Pedra. Quando Brienne disse-lhe a verdade, Coração de Pedra não acreditou, já que viu a espada dada por Jaime, a Cumpridora de Promessas, forjada com o aço da espada Stark Gelo. Brienne jurou que se mantinha fiel à Catelyn, mas Coração de Pedra disse que, para que isso fosse provado, ela deveria matar Jaime. Brienne se recusou, argumentando que Jaime mudara. A Carrasca, então, mandou enforcá-la junto com seus amigos. Um pouco antes de morrer, com a corda no pescoço, Brienne gritou “espada”, se pondo a serviço da Coração de Pedra e poupando sua vida e a de seu escudeiro, Podrick Payne.

A morte mudou Catelyn. Ela é menos gentil e indulgente do que na vida e é consumida pelo desejo de vingança contra qualquer um que ela ache que traiu ela e seu filho, Robb. Ela enforca todos os homens associados com os Frey, Bolton, ou Lannister, mesmo aqueles que não tem nada a ver com o Casamento Vermelho ou se eles são apenas crianças, como foi o caso de Podrick Payne. Sua aparência foi alterada, sua carne se tornou suave e cor de leite coalhado devido ao seu corpo estar submerso na água do rio por muito tempo. Metade de seu cabelo se foi e o resto é branco e frágil. Além disso, suas feridas não foram curadas, Catelyn continua com o rosto coberto de marcas de arranhões e ainda está com sua garganta aberta. Para falar, ela tem que cobrir a ferida na garganta e mesmo assim é difícil de entender.

Catelyn Stark

Eu sei que colocar uma morta viva, depois de tanto tempo assim na série, seria bem difícil. Mas, estão dizendo as más línguas que Sansa será a Coração de Pedra no seriado Game of Thrones – o que você acha disso? Você preferiria ver Cat ou Sansa Stark nesse papel terrível e vingativo? Eu queria ver a Catelyn mesmo, adoro a atriz e adoro a Coração de Pedra, acho que o seriado precisa de uma vilã que a gente ama, porque o George faz a gente odiar todo mundo! kkkk

Comente aqui embaixo o que achou do post, o nome do personagem que quer ver por aqui e, claro, continue seguindo e acompanhando a gente pelas redes sociais! Se inscreva também em nosso canal no Youtube, os links estão aqui embaixo! Beijos e até a próxima semana 🙂

Facebook Instagram Snapchat Twitter Youtube