NEM NOSSOS AMADOS VÍDEO-GAMES ESCAPARAM!

Investigação criminal, propina, Operação Lava-Jato, corrupção e afins são coisas que nós, brasileiros, estamos mais que acostumados a ouvir e ver em nosso dia-a-dia.

Mas uma coisa nos fez, nerds, sair um pouco dessa rotina tensa que o Brasil passa ultimamente. E não foi com coisa boa. Uma operação chamada Game Over (nada mais digno) começou a investigar um esquema de sonegação de impostos em vendas de vídeo-games, jogos e periféricos para tal nos últimos anos.

De acordo com a reportagem veiculada no site G1, cerca de 40 empresas sonegaram quase R$ 250 milhões em impostos com venda de produtos de videogames e movimentaram aproximadamente R$ 800 milhões desde 2015.

Uma das empresas que é investigada é o grupo B2W, responsável pela venda online de sites como Americanas.com, Submarino e Shoptime. Em uma nota liberada pela Secretaria da Fazenda, é explicado que o grupo abriu uma empresa de fachada somente com o intuito de realizar ações ilegais.

“O grupo abriu diversas empresas de fachada, utilizando-se de sócios laranjas para emitir notas fiscais com o objetivo de ‘esquentar’ as mercadorias e simular o recolhimento do ICMS devido em operações sujeitas ao regime de substituição tributária. Com aparência de legalidade, empresas distribuidoras, também pertencentes ao grupo, recebiam essas mercadorias e as revendiam a grandes redes varejistas. Estas comercializavam com os consumidores finais por meio de suas plataformas e-commerce e de suas lojas físicas.”

A operação conta com mais de 100 agentes fiscais, 70 policiais civis e com o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo para apreensão de documentos fiscais, controles paralelos além de cumprir 14 mandados de busca e apreensão e 12 ordens de fiscalização em São Paulo, Osasco, Barueri, São Caetano e Guarulhos.

Realmente é algo vergonhoso e que acaba, de uma forma ou de outra, prejudicando mais ainda nos gamers brasileiros, visto que os vídeo-games possuem impostos mais altos que armas de fogo.

Veja mais sobre Games e Curiosidades

Compartilhe: