Somos seres evoluídos…ou não!

-por , em 06/03 -
Somos seres evoluídos…ou não!

“Há uma pergunta que me parece dever ser formulada e para a qual não creio que haja resposta: que motivo teria Deus para fazer o universo? Só para que num planeta pequeníssimo de uma galáxia pudesse ter nascido um animal determinado que iria ter um processo evolutivo que chegou a isto?” – José Saramago. Sim? Não? Não sei? Não gosto de polêmicas?

Qual seria sua resposta para tais perguntas? Qual seria sua resposta se estivéssemos em uma sala de aula, em um almoço em família, numa mesa de bar com os amigos ou em uma palestra do Presidente da República? Sabem porque as pessoas deixam grandes discussões de lado e buscam respostas simples em caminhos conhecidos? MEDO! Medo de como seremos interpretados, medo do que encontraremos do outro lado do muro, medo..medo..medo..são tantos os nossos medos que sempre esquecemos de tentar…de correr atrás de nossos sonhos.

Assim como Saramago, penso que se olharmos para o céu, veremos a distância existente entre nós e o universo…melhor, não veremos o universo, o que nos torna mais cegos e menores do que poderíamos imaginar. A evolução nos trouxe ao que somos hoje, nossa busca pelo conhecimento e dominação da matéria a nossa volta, é o que nos coloca numa posição de “domínio da Terra”…mas o abandono de nosso instinto, o abandono das relações “humanamente humanas”, é o que nos afasta da verdadeira evolução.

Nos tornamos prisioneiros de nossa própria “busca pelo domínio da Terra”…vivemos virtualmente hoje e nada disso nos incomoda, muito pelo contrário, quanto mais virtuais nos tornamos, mais virtuais queremos ser…. Quando recebemos uma notícia de que a Apple lançou seu “iPod Nano”, o que pensamos? Não pensamos que foi uma conquista do Jobs, não pensamos que a Apple está revolucionando, pensamos “Qual será o próximo lançamento”?

Somos eternamente insatisfeitos, somos eternamente incompletos e sabem porque? Porque nós, seres super evoluídos e dominadores do Planeta Terra, estamos buscando no lugar errado a nossa evolução…devemos olhar para dentro de nós, devemos abrir nossa mente para ouvir os “sons de nossos pensamentos”, as batidas de nossos corações e o ritmo de nossos pulmões. Devemos buscar conhecer cada veia de nossos corpos, antes de querer cruzar os oceanos a nossa volta…devemos entender exatamente o que alimenta nossa alma, e o que a torna plena, antes de buscarmos conhecimentos sobre o Universo que nos cerca.

Olhe para dentro de você, seja uma enciclopédia viva sobre você mesmo, seja sua Bíblia, seu Atlas, seu Dicionário de pensamentos, sonhos e objetivos….seja você, mas seja de verdade…não seja um reflexo das coisas que estão a sua volta, seja um reflexo do que está dentro de você.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você