Olá Coxinhos curiosos, tudo bem? Muito se pergunta sobre as Sociedades Secretas, mas você sabe realmente do que se trata? Sociedades Secretas são aquelas que ocultam a sua existência, as datas e os locais das sessões, os rituais de iniciação de seus membros e os sinais usados para se reconhecerem. Leia abaixo um pouquinho sobre algumas das sociedades secretas mais famosas do mundo.

Templários (1906) ~ Fundada com o propósito de proteger os cristãos que voltavam em peregrinação à Jerusalém, depois de ela ser conquistada pela 1ª cruzada.

Priorado de Sião (1099) ~ Sociedade fundada em Jerusalém, para proteger o segredo do Santo Graal (Sang real), entendido por alguns como a descendência de Jesus Cristo.

Maçonaria (1727) ~ Louva o “Grande arquiteto do universo”, G.A.D.U., ou G.A.U., o Grande Geômetra. Exclusiva para homens, tem por objetivo ajudá-los na conquista de ascensão social.

iluminatti

Illuminati (1754) ~ Grupo com o objetivo de unir o mundo em uma única regência, baseado em um modelo “político” onde todos são iguais.

Carbonaria (1810) ~ Fundada na Itália, com ideologia semelhante à Maçonaria, a sociedade se fazia notar pelo marcante anticlericalismo.

Skull & Bones (1832) ~ Sociedade secreta estudantil dos Estados Unidos, que prega a formação de um governo mundial único e absoluto, também conhecido como Nova Ordem Mundial.

Ku Klux Klan (KKK – 1865) ~ Fundada por seis amigos da cidade de Pulaski, Tennessee, após o final da Guerra Civil americana. Seu objetivo era impedir a integração social dos negros recém-libertados, matando todos eles.

Rosae Crucis (1915) ~ Organização de caráter místico-filosófico, que se deu a missão de despertar o potencial interior do ser humano.

sociedade secreta segredos

As associações em segredo começaram, nos primórdios, com a consaguinidade, esta determinou os primeiros grupos sociais; os clãs parentescos aumentaram por associação. Os casamentos inter tribais foram o próximo passo para a amplificação dos grupos, e a tribo complexa resultante foi o primeiro verdadeiro corpo politico.

O próximo avanço, no desenvolvimento social, foi a evolução dos cultos religiosos e dos clubes políticos. Estes, inicialmente, surgiram como sociedades secretas, e originalmente, eram integralmente religiosos: posteriormente, eles tornaram-se reguladores. A princípio, eles eram clubes de homens; mais tarde, grupos femininos apareceram. E, em breve, eles dividiram-se em duas classes: a político-social e a místico-religiosa.

Essas sociedades deram nascimento aos primeiros partidos políticos. O primeiro governo partidário foi “o forte” versus “o fraco”. Nos tempos antigos, uma mudança na administração só ocorria depois de uma guerra civil, dando, assim, prova abundante de que os fracos se haviam transformado em fortes.

Esses clubes eram utilizados pelos mercadores para cobrar os seus débitos, e pelos governantes, para coletar os impostos. A tributação tem sido uma longa luta, uma das suas primeiras formas foi o dízimo, um décimo da caçada, ou dos espólios. As taxas, originalmente, eram cobradas para manter a casa do rei, mas concluiu-se que eram mais fáceis de ser colectadas se disfarçadas em oferendas para sustentar o serviço do templo.

Pouco a pouco, essas associações secretas transformaram-se nas primeiras organizações de caridade e, posteriormente, nas primeiras sociedades religiosas – as precursoras das igrejas. Finalmente, algumas dessas sociedades tornaram-se inter-tribais, formando as primeiras fraternidades internacionais.