Expresso do Amanhã (Temporada 2) recap: Episódio 01 – ‘A hora dos dois motores’

A segunda temporada de ‘Expresso do Amanhã‘ já está entre nós; bem, pelo menos o primeiro episódio. Sim, os episódios serão lançados semanalmente na Netflix, assim como foi sua primeira temporada.

E para quem não lembra o primeiro ano do show, a história adapta a Graphic Novel francesa [O Perfura Neve], e Bong Joon-ho, como produtor executivo. A história conta que o mundo que conhecemos colapsou, após uma bomba atingir o núcleo e congelar o planeta; um visionário projeta um trem com recursos ilimitados e auto sustentável, que rodaria o mundo inteiro sem parar, mantendo vivos as pessoas que compraram bilhetes; contudo no dia do embarque o trem foi invadido por um grupo, chamados na série de fundistas, que sobrevivem em um único vagão e são impossibilitados de circular, sendo alimentados com sobras e sofrendo as consequências dessa “invasão.

A primeira temporada terminou com a queda de Melanie, e ascensão de Layton e da democracia do trem, até uma nova adversidade acometer a locomotiva, a chegada de uma nova locomotiva, e o Sr. Wilford, o proprietário do trem afim de reaver o que era seu.

O primeiro episódio da segunda temporada, intitulado “A hora dos dois motores” deixa claro que uma nova guerra se encaminha. Imediatamente conectado ao final da temporada original, vemos Alex [filha da Melanie] aparentemente seguindo as ordens do Sr. Wilford, entregando uma lista de exigências à Layton, para fazer com que a locomotiva volte a caminhar.

Ao mesmo tempo, Melanie, do lado de fora da locomotiva, tenta sabotar o mecanismo de conexão entre os trens, e posteriormente pegando uma amostra de neve, conseguindo subir se salvar embarcando no Big Alice.

Esse episódio é estranho e revelador em vários aspectos. Desde o fato de Melanie conhecer todos dentro do Big Alice, além de conhecer perfeitamente sua estrutura, até o momento do reencontro com Alex e Wilford.

Descobrimos, superficialmente como Wilford sobreviveu. Ele explica como sobreviveu e como esteve à espreita, esperando o momento certo de atacar; ela explica como, desde que foi descoberta ao se passar por ele, que havia perdido o trem e que não é mais capaz de devolver a ele.

Melanie, que agora se encontra presa no Big Alice, é levada para um exame médico, onde lhe é aplicado uma espécie de gosma sintética para curar ferimentos [Isso mostra como os que tinham menos recursos, encontraram maneiras de sobreviver], enquanto isso Layton implementa lei marcial no Snowpiercer, afim de reaver o controle e a democracia, mas para quem? Enquanto ele ordena a lei marcial, ele e Zara são colocados em uma elegante suíte de primeira classe. O poder já está subindo à sua cabeça? A estabilidade democrática do Snowpiercer começa a definhar e Layton parece perdido no poder.

O fundo agora é uma fronteira e a mesma precisa ser protegida. Ruth e os demais membros da Hospitalidade cuidam da diplomacia, o que é difícil de acreditar, considerando o quão loucamente devota Ruth era à própria ideia de Wilford, contudo é preciso dizer que a dinâmica entre Layton e Ruth parece que funcionará futuramente.

Na fundo, ​​Pike começa a trocar frutas e legumes por drogas, com os guardas do Big Alice. Tal atitude mostra como é improvável que tais pessoas um dia consigam coexistir. No entanto, tal ato da uma ideia à Layton: Usar uma isca para invadir o Big Alice. O que acaba não dando certo, deixando vários feridos; mas com Kevin, o líder da hospitalidade do Big Alice como refém.

Com Kevin como prisioneiro de Layton, o Sr. Wilford está furioso e ordena que Alex pare os dois trens, desacople-os matando todos a bordo do snowpiercer. Melanie implora para que ela não prossiga com isso e, mesmo desconfiando, ela aperta o botão caindo na armadilha de Melanie. A tentativa de desacoplamento dispara a bomba, que danifica o mecanismo e mantém os trens permanentemente presos uns aos outros. A única solução é fazer os dois trens funcionarem juntos, como uma equipe.

Podemos dizer que a segunda temporada de Expresso do Amanhã, começou bem; e certamente se aprofundará em novas camadas e críticas sociais, além de oferecer um sopro de esperança de uma possível vida fora dos trilhos.

A primeira temporada de Expresso do Amanhã está disponível na Netflix. A 2ª temporada estreia dia 26 na Netflix, com episódios semanais.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES