Escolha uma Página

PRODUZIDA POR KONDZILLA

Sintonia, a nova produção original brasileira da Netflix mostra o cotidiano das comunidades, desde a luta no caminho do tráfico até o sonho de ser MC. E a surpresa foi real ao me deparar com uma história tão verdadeira e fiel da periferia paulistana.

A série de 6 episódios retrata a vida de três amigos que cresceram juntos, mas que seguem por caminhos diferentes nas suas vidas em busca de seus sonhos.

Doni é aquele menino “fancha” que sonha cantar (e é muito bom nisso) porém os pais religiosos não aceitam muito bem isso, e querem que o menino (que sempre teve tudo) siga pelo caminho da igreja e dos estudos. Nando é o mais velho do grupo e o que sonha ser um dos grandes da facção a que serve, é o que trilha caminhos mais tortuosos para sustentar sua mulher e filha. Rita é sempre se virou sozinha, teve que se sustentar vendendo mercadoria em trens e metrôs… até que descobre (da pior forma) que a religião era a “luz” que buscava.

A Produção é excelente, e a escolha dos elementos: Funk, Igreja e Crime além de dialogar com grande parte da população, não foi a toa. Cada caminho retrata uma fase/etapa da vida de Kond, o idealizador da série. Então quando falamos, sobre a série ser muito verdadeira é porquê realmente ela foi de certa forma e Bruna, Jottapê e Christian trazem esse sentimento ainda mais a tona.

Mesmo sem exagerar nos esteriótipos, comuns desse tipo de produção, a série é “pesada” e acerta ao mostrar uma perspectiva muito próxima da realidade abordando as vantagens e consequências de suas escolha no cotidiano.

Se o piloto não te agradar, por soar corrido em um primeiro momento o final posso te garantir será extremamente acertivo com uma sequência de cenas que abordam “rituais” em cada um dos caminhos trilhados, mostrando que muito ainda está por vir.

Certamente Sintonia tem todos os elementos para cair no gosto popular: boa história, trilha sonora incrível e cenas emocionantes que farão o espectador (assim como eu) ansiar por mais.

Sintonia já está disponível na Netflix