Sinto saudades mas nunca vivi!

-por , em 25/11 -
Sinto saudades mas nunca vivi!

Estamos revivendo uma série de épocas ao mesmo tempo, nesta nossa modernidade do século XXI. Em todas as casas vemos alguma referência à períodos que nem ao menos vivemos, rs, ou melhor, que só conhecemos por livros, filmes e séries. Isso é a maior prova de que a mídia influencia praticamente tudo em nossas vidas, até mesmo os nossos gostos e tendências de moda! Mas vocês já pararam para pensar em quais períodos foram utilizadas determinadas coisinhas que estão na moda? Já pararam para pensar que alguns de vocês não eram nem espermatozoides vivos quando tudo isso rolou de fato aqui pelo nosso mundo? Pois então, convido vocês a viajar no tempo para décadas passadas, um local que sentimos muitas saudades, mas que alguns nunca viveram!!

Vamos começar por entender que moda não é exclusividade de passarelas dos Fashion Weeks da vida, a moda é aplicada a praticamente tudo o que compramos, vivemos e fazemos em nossas vidas. Veja só como o Pinterest trouxe os anos 1980 de copinhos de geleia (e potinhos de maisena de vidro) para nossas vidas como se fosse a última novidade em termos de moda:

MASON JARS

Esses sao os Mason Jars ou “potinhos” como o ser humano comum pode chamar também, rs. Eles são vendidos a preços altíssimos nos Estados Unidos e na Europa, quase não encontramos ainda aqui no Brasil – claro que sempre damos nosso jeitinho brasileiro de pedir pro amigo que vai viajar ou clicando nas lojas do ebay. O fato é que aqui isso não era moda na década de 1980, era meio que falta de opção mesmo, não era bonitinho e tinha gente que tinha até nojo de beber em copinhos ou potinhos assim na casa de algumas pessoas. Mas agora isso é TOP, rs, ainda mais se colocarmos um canudinho colorido ou florzinhas em cima de alguma mesa. Engraçado como as coisas são, não é? Um lugar que esbanja simpatia e itens fashionistas de cozinha, como o restaurante Pomar Orgânico, da atriz Giovanna Antonelli e do ator Reynaldo Gianecchini, utiliza copinhos improvisados que copiam os Mason Jars, mas que só são potinhos de vidro mesmo, veja só:

pomar organico

Não satisfeita em trazer potinhos de vidro para nossas vidas, a modernidade trouxe ainda os móveis antigos, das décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980 – ah, e da época de Luiz VX e Luiz XVI na França também. (ufa, é muita retrospectiva junta). A casa de todo mundo é uma verdadeira mistura de épocas passadas, tendências antigas e reaproveitáveis. As pessoas que guardaram aqueles móveis velhos da vovó no quartinho de bagunça, se deram muito bem! Há uns 20 anos, comprar uma penteadeira antiguinha não era caro, mas hoje, os brechós bombam e se aproveitam disso: encontramos penteadeiras bem acabadinhas por mais de R$ 1500,00 – incrível né? Dê uma olhadinha nos móveis reaproveitados e lindos dos tempos antigos aqui embaixo. Ah, e se você quiser entender a diferença entre Vintage e Retrô, leia aqui esse post onde explicamos tudinho!

penteadeiras vintage

Bom, essas aí de cima são penteadeiras vintage, ou seja, móveis verdadeiramente antigos que foram reformados e adaptados aos tempos modernos, kkkk. Já os móveis retrô são os modernos, produzidos hoje em dia, só que inspirados nos móveis antigos. Uma coisa que anda bombando muito é o eletrodoméstico retrô, ok, eles são lindos e as marcas mais incríveis nessa adaptação, na minha opinião, são a Brastemp e a Kitchen Aid! Verdadeiras peças de museu apaixonantes para decorar o nosso lar! Vejam só alguns modelinhos – lembra quando víamos essas cores e esses formatos na casa da vovó?

eletrodomesticos retro

Além disso tudo, ainda temos os carros – sim, você acha que os carros ficariam fora dessa? Carros modernos, com tecnologia de carregamento solar, cheios das propriedades anti-aquecimento-global e com retoques retrô para deixar qualquer fashionista louquinho por um. Você já deve ter visto na rua, já deve ter pensado que era carro de colecionador, reformado e super preparado para competições, mas não! Eram carros feitos hoje em dia mesmo (ou seja, tempos modernos), mas com tudo o que há de melhor na moda-de-antigamente! Veja alguns exemplos:

retro cars

Agora me diga você se curtiu essa viagem no tempo, sem sair de casa e sem nem ao menos ver alguma coisa nova, mesmo que todas elas sejam de 1900-e-antigamente! Qual dessas modinhas você mais curte? Conta aqui embaixo! Beijos!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você