Uma coisa muito comum pra todo mundo hoje em dia, é saber o significado de alguns símbolos. Se você vir, por exemplo, o  π, nada mais natural que se lembrar das aulas de física e matemática e que essa coisinha ai significa pi, a forma simples de se apontar o número irracional  3,1415926. E temos assim, muitos outros, que às vezes nem nos damos conta de sabermos ou que são símbolos, tão natural se tornaram ao dia a dia das pessoas. E é sobre alguns deles, que não são exatamente o que muita gente pensa, que eu vou falar.

Nota de revisão final: Para acompanhar mais novidades, curiosidades e coisinhas engraçadas, siga a gente nas redes sociais e inscreva-se em nosso canal no Youtube >> Inscreva-se aqui >> postamos vídeos toda segunda, quarta e sexta! Postamos curiosidades por todos os canais! Divirta-se!

Que tal começarmos com um que todo mundo, mesmo crianças, pode reconhecer?

caveira com ossos cruzados

A Caveira com os ossos cruzados, hoje, tem o significado de perigo. Ela pode ser encontrada em algo que seja veneno e lugares com risco de morte (como fontes de alta voltagem).  Se você mostrar pra uma criança, a primeira coisa a que ela vai associar é piratas! Mas o primeiro significado deste símbolo tem origem espanhola e indicava um local de descanso para restos mortais. Ainda hoje, se você andar pela Espanha, o verá na fachada de muitos cemitérios e igrejas com criptas. Os piratas o adotaram justamente pelo seu simbolismo de morte. 😉

Caduceu ou Emblema de Hermes

Hoje, a maioria das pessoas vai olhar para o Caduceu, ou Emblema de Hermes, e associá-lo a medicina. Nada mais errado! O que acontece é que, a cerca de uns 100 anos, o exército americano escolheu o símbolo da medicina como o emblema para o Corpo Médico do Exército dos Estados Unidos, isso com base na decisão de um oficial, que acabou se confundindo e trocando os símbolos… Este símbolo, na verdade, é usado para representar o comércio, pois Hermes era o Deus grego patrono dos mercadores e comerciantes.

bordão de Asclépio

O Bordão de Asclépio é o verdadeiro símbolo da medicina, pois se liga a Asclépio, o Deus grego da Medicina e da cura e, por isso, seu símbolo está relacionado com a saúde.

chifres com os dedos

Os Chifres com os dedos ou Maloik, é muito conhecido pra quem curte Rock e Metal, dificilmente você não o verá ser reproduzido em algum show por ai. E isso é culpa de Ronnie James Dio, mais conhecido por Ronald James Padavona, em seus tempos no Black Sabbath, pois ele fazia muito o gesto durante os shows. Mas, há também hoje quem associe o gesto ao satanismo… Novamente, está errado! O gesto de Maloik é muito antigo, e seu significado original é completamente o oposto: afastar o mal! Originário da região do Mediterrâneo, o gesto era feito na intenção de afastar o” mal olhado”, mostrar desaprovação por coisas negativas e pelo “coisa ruim”!

suástica

A Suástica ou Cruz Gammadion, é um dos símbolos mais fortemente conhecidos nos dias de hoje. Fortemente associada aos nazistas e ao Holocausto, esse foi o símbolo escolhido por Hittler como lembrete dos princípios da sua política. Mas, ela é um símbolo muito, mas muito mais antigo do que toda a história da 2ª Guerra e do horror nazista. Sendo um dos símbolos mais antigos do mundo, a suástica já foi utilizada em religiões como o budismo, o hinduísmo e o jainismo; e foi utilizada por civilizações antigas, como gregos, egípcios, romanos e celtas. No hinduísmo, ela representa o Deus Vishnu até hoje. Uma curiosidade legal: a suástica “girando” para o sentido horário (suas pontas viradas para a direita), representa Vishnu e, no sentido anti-horário (suas pontas viradas para a esquerda), representa a deusa Kali.

E ai? Conhece algum outro símbolo que hoje tem um significado diferente do original?