De forma silenciosa e sem muito alarde, um novo documentário chegou a HBO essa semana. Showbiz Kids (Crianças do Showbiz, em tradução literal) mostra, em seus 90 minutos, um pouco do universo abusivo tóxico dos atores mirins de Hollywood. Através de depoimentos de atores e algumas lembranças daqueles que já não estão mais aqui, descobrimos muito além dos sorrisos fofos vistos nas frentes de uma câmera. Por trás, temos infâncias roubadas e sorrisos fofos, forçados, pedidos de forma abusiva por diretores e produtores.

Milla

O documentário conta com depoimentos de rostos conhecidos pelo público, como Milla Jovovich. A protagonista da franquia Resident Evil, atualmente com 44 anos, ingressou no universo do entretenimento com apenas 12 anos. De uma beleza exuberante, os olhos claros da menina chamaram a atenção de produtores. Mesmo sem querer tudo aquilo, ela conta que foi praticamente obrigada pela mãe a participar de fotos sensuais e nada agradáveis para uma adolescente em seus 13 anos. Milla conta de episódios de assédio que sofreu, mas que na época seu ingenuidade não lhe deixou alcançar a gravidade da situação.

Wil Wheaton

Provavelmente o mais revoltado com toda a pressão e abusos que sofreu. O ator de Star Trek e Conta Comigo revela todos os traumas que a carreira de ator mirim lhe trouxe. Wheaton conta o alto preço que teve de pagar ao perder sua infância e alguns dos “privilégios” de ser criança. Ele não podia sair na rua e era obrigado a comparecer a compromissos insuportáveis. Em um momento emocionante, o ator relembra River Phoenix, seu companheiro de elenco em Conta Comigo e irmão de Joaquin Phoenix, atual Coringa da DC. Phoenix faleceu aos 23 anos, vítima de uma overdose.

Mara Wilson

Você provavelmente não a conhece pelo nome, mas certamente já a viu antes nos cinemas. Mara viveu Matilda, um dos maiores sucessos dos anos 90. Antes mesmo de completar 10 anos, a menina teve sua vida virada de cabeça para baixo com todo o sucesso. Em seu depoimento ela comenta o quão desconfortável era ter de sorrir a todo tempo, mesmo quando só queria chorar. O que começou como prazer logo se revelou um monstro dentro de sua vida e hoje ela garante que voltar a ser atriz não está nos seus planos.

Evan Rachel Wood

Destaque em Westworld, a carreira de Evan começou anos antes, quando ela ainda era uma criança. Vinda de uma família de artistas, a menina imaginou que estaria realizando um sonho. Era um pesadelo. Wood sofreu toda a pressão da família e não teve a opção de parar quando quis. Somado a isso veio todo o assédio sofrido por ter de lidar sempre com adultos e não ter a segurança dos pais por perto a todo tempo. Mãe de um menino de 7 anos, ela garante que a carreira dentro da indústria do entretenimento não está em seus planos.

Cameron Boyce

Cada vez que o rosto de Cameron aparece em tela, é impossível não dar um sorriso e se emocionar. O brilho nos olhos e o sorriso do menino contagiam a todo tempo, mesmo quando ele conta tudo aquilo que teve de abrir mão. Ele não pode ir para a escola como um menino normal e teve de estudar de casa ou acompanhado dos colegas de elenco nos sets. Mesmo assim, Cameron se mostra grato por suas experiências e deixa claro o quão apaixonado é pelo que faz. Em um dos momentos mais bonitos, já ao final do documentário, ele revela seu desejo de ser um exemplo e sempre inspirar outras crianças. Infelizmente não deu tempo.

O documentário é dedicado em sua memória e a de Diana Serra Cary, que com apenas 2 anos estava estampando jornais como a Baby Peggy. A atriz faleceu em fevereiro deste ano, aos 101 anos, mas conseguiu dar seu depoimento para o documentário.

Showbiz Kids está disponível na programação da HBO.

LEIA MAIS SOBRE FILMES