Entenda a campanha Setembro Amarelo!

-por , em 10/09 -
Entenda a campanha Setembro Amarelo!

“Não tem piadinha de início de post” A internet, nos últimos tempos, tem sido uma grande potência em engajamento de grandes causas. O Peace Day, ajuda aos povos que sofreram catástrofes, doação de sangue e distribuição de agasalhos, dentre muitas outras. Temos, também, campanhas normais e sempre importantes, como o famoso Outubro Rosa (em apoio às mulheres que passam pelo câncer de mama e divulgação de informações sobre o tema), o Novembro Azul (em apoio aos homens que passam pelo câncer de próstata e divulgação de informações sobre o tema) e, agora, temos também o Setembro Amarelo, uma campanha que divulga dados estatísticos com o objetivo de diminuir drasticamente o número de suicídios.

Foi constatado, durante muitos anos de pesquisas, que mais de 90% dos casos de suicídio, tem como causa, a depressão. Considerada a doença do século, a depressão é um estado patológico com um humor triste e doloroso associado à redução da atividade psicológica e física. Ou seja, a pessoa se sente completamente oprimida e sem disposição, perde o encanto da vida e tende a pensamentos suicidas. Não queremos isso, não acordamos todos os dias para vermos esse tipo de coisa acontecendo no mundo, por isso, precisamos lutar e ajudar quem precisa. Seja com uma ajuda mais direta ou, com uma simples informação que pode salvar vidas!

No Brasil, temos estatísticas alarmantes sobre a depressão! Um estudo realizado em 2014 revelou que nos últimos 16 anos, os casos de morte por depressão aumentaram cerca de 70%. Notícias sobre o suicídio de pessoas famosas já foram muito divulgadas ao longo dos anos. Pessoas que, simplesmente, não suportaram suas vidas ou situações específicas e, por causa disso, acabaram nos deixando repentinamente. É sempre bom divulgar informações precisas sobre esses acontecimentos, pesquisar bastante se conhece alguém com sintomas de depressão e ajudar quem você puder. Depressão não é frescura, é doença sim!

Se você quer se aprofundar no assunto e entender melhor como a depressão invade a vida das pessoas, existe uma animação chamada Eu tinha um cachorro preto, ele se chamava depressão. Assista aqui embaixo:

Pensando exatamente em desmistificar um dos maiores problemas do século, a internet e alguns órgãos de saúde se juntaram para criar a campanha Setembro Amarelo. Nesta campanha, toda a comunidade conectada ajuda na divulgação e prevenção da depressão. Podemos ajudar as pessoas a ter mais força para continuar lutando contra os problemas do dia a dia, sem pensar em dar fim à sua própria vida, sem se deixar levar pela depressão.

Se você conhece alguém que sofre de depressão, ame mais essa pessoa e a ajude nesta luta! Existe um site especializado em dar uma força para quem tem depressão: Centro de Valorização a Vida – CVV e ele está sempre disponível, é só acessar aqui! Espero que esse conteúdo tenha chamado um pouquinho sua atenção!  Se unirmos forças, podemos ajudar a diminuir esses números e, principalmente, podemos salvar vidas! Seja um parceiro do Setembro Amarelo também e divulgue a campanha para todos os seus amigos! 🙂

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você