Seis serviços que morreram por causa do Facebook!

-por , em 09/09 -
Seis serviços que morreram por causa do Facebook!

Quem aqui já deixou ou está deixando de usar determinado serviço graças aos recursos oferecidos pelo Facebook? Irei listar alguns dos mais importantes que já morreram ou estão morrendo aos poucos devido ao grande agregador criado por Zuckerberg:

 

Windows Live Messenger:  Aos poucos, o famoso MSN da Microsoft, que até a popularização do Facebook era o mensageiro mais utilizado, foi sendo substituído pelo chat online do Facebook. Conforme as pessoas foram aderindo ao Facebook, se tornou mais fácil acessar a rede social e manter contato com elas por lá, tudo isso na mesma janela do browser. Foi feita uma tentativa de integrar os chats através do mensageiro, mas o desuso passou a ser grande, e a Microsoft acabou abrindo mão do Windows Live Messenger.

 

Orkut: Era a rede social dominante antes do Facebook. Possuía sistema de chat e linha do tempo, mas ambos os recursos não eram tão funcionais e atrativos quanto os do Facebook. A possibilidade de customizar os famosos recados e o perfil com códigos em html e inserção de animações, além de aplicativos que lotavam a caixa de recados e a linha do tempo sem uma maneira eficiente de controlá-los foi fazendo com que os usuários migrassem aos poucos para o Facebook, que apresentava uma interface mais limpa e funcional. A rede ainda existe, mas a Google incentiva seus usuários a migrarem para o Plus, a nova rede social da gigante de buscas que por enquanto não deu muito certo.

 

orkut dead

 

Tumblr: Ainda muito utilizado, aos poucos está perdendo lugar para as páginas do Facebook. Afinal de contas, uma foto de gatinho com uma frase motivacional dá muito mais ibope no Facebook do que no Tumblr, espécie de blog voltado para compartilhamento de imagens.

 

Foursquare: Rede social para check-ins que ainda é muito utilizada mas, apesar de poder ser integrada com o Facebook e compartilhar informações sobre os locais onde você está, aos poucos está perdendo lugar para o sistema de check-ins embutido no próprio Face.

 

Flickr/Picasa: Serviços de upload e compartilhamento de fotos. Ainda existem, e apesar de contar com recursos muito melhores do que os álbuns do Facebook, estão aos poucos caindo em esquecimento. Myspace: Era a mais procurada quando o intuito era divulgar sua banda ou apenas se “aproximar” de seus ídolos. Aos poucos também vai sendo substituída pelas páginas do Facebook, onde aparentemente é muito mais fácil compartilhar conteúdos e conseguir pessoas para curtirem os mesmos. Além destes serviços, há conspirações de que o Facebook esteja trabalhando em cima de um cliente de email, sistema de buscas e um navegador exclusivo (já existente nos aplicativos da rede social para iOS, por exemplo, onde um link é acionado dentro do próprio Facebook). A intenção é o Facebook fuja do conceito de rede social e passe a ser considerado um portal para os demais caminhos da internet.

 

Twitter: Embora ainda seja muito utilizada e eu particularmente não ache que esteja perdendo espaço, estudos afirmam o contrário. O twitter está sendo abandonado por uma parte dos brasileiros, enquanto o Facebook só cresce.

 

facebook-x-t-witter

 

Além destes serviços, há conspirações de que o Facebook esteja trabalhando em cima de um cliente de e-mail, sistema de buscas e um navegador exclusivo (já existente nos aplicativos da rede social para iOS, por exemplo, onde um link é acionado dentro do próprio Facebook). A intenção é o Facebook fuja do conceito de rede social e passe a ser considerado um portal para os demais caminhos da internet.

 

Perfil Greg

Greg

E aí? O que você acha disso?
Facebook | Twitter

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você