Vai ao ar neste domingo, dia 12 de fevereiro, no VIVA, o episódio da série Os Anos 80 Estão de Volta que recorda hits românticos da época. Byafra, Kiko Zambianchi, Nelson Motta, Guto Graça Mello e Leo Jaime estão entre os nomes que marcaram a década e dão seu depoimento às séries.

O nascimento das primeiras FMs do Brasil e das rádios Cidade, no Rio de Janeiro, e Jovem Pan, em São Paulo, revelou uma geração de cantores como Byafra, Dalto e Oswaldo Montenegro. “Comecei basicamente junto com o sucesso da FM. Eu e toda uma nova geração. A FM transmitia um som de mais alta qualidade.

Então, procuramos arranjadores e a técnica de gravação se desenvolveu muito por conta da própria discoteca nos Estados Unidos. Começou a ascensão da FM, até então era uma rádio de elevador. Ela ganhou dimensão porque qualquer radinho de pilha que se comprasse naquele tempo já tinha FM”, diz Byafra.

Também é destaque da edição a parceria de Michael Sullivan e Paulo Massadas, responsável por mais de 450 músicas que repercutiram no período.

Durante o episódio, a série ainda relembra o sucesso de bandas como Roupa Nova, Boca Livre e 14 Bis e do pop romântico de Guilherme Arantes. Ricardo Feghali, integrante do Roupa Nova, explica o sucesso do grupo: “Quando surgimos, 14 Bis, A Cor do Som, MPB4 e outros já existiam. Sempre fomos uma banda 50% vocal e 50% instrumental. Quando saímos no mercado, éramos mais intérpretes do que compositores. Com o decorrer, não só a gente, mas o público começou a confiar nas nossas composições.“.

A entrada em cena de cantoras como Marina Lima e Marisa Monte também marcaram o cenário musical da década. “A Marina foi quase que uma gestante de hits. Ela fazia sem parar“, conclui Guto Graça Mello.

Horário principal: domingo, dia 12 de fevereiro, às 18h30
Horários alternativos: sábado, dia 18 de fevereiro, às 6h30, 18h30 e 2h30; domingo, dia 19 de fevereiro, às 18h; e sábado, dia 25 de fevereiro, às 6h, 18h e 2h

Leia mais sobre Música e Séries

Compartilhe: