Fala meu povo! Todo Nerd que ama RPG vai concordar comigo no seguinte quesito: faltam séries ambientadas no universo dos RPGs tradicionais. Quando eu falo RPG tradicional, estou falando naquela narrativa bem aventureira, cheia de tramas que se entrelaçam, complicações sociais e políticas que afetam a vida dos personagens principais e tudo mais.

Por isso, resolvi recomendar para vocês algumas séries que somos apaixonados aqui e que sabemos o quanto elas seguem o caminho do RPG tradicional. Espero que ajude vocês a escolher uma série nova para assistir – sei bem que nem todo mundo é “louco das séries”. Se você já curtiu as cinco séries que vou citar aqui, comente lá embaixo o que achou delas! Se tiver mais dicas para acrescentar ao texto, fala lá embaixo também!

Começando pela rainha das séries medievais, uma das melhores de todos os tempos em termos de história, orçamento e tudo mais: Game of Thrones. Como não falar? Para quem não conhece direito a história – acredite, existe esse tipo raro de pessoa ainda -, temos uma série de posts bem legais aqui – confira tudo!

A série segue as múltiplas histórias dos livros de A Song of Ice and Fire (As Crônicas de Gelo e Fogo). A história se passa nos Sete Reinos de Westeros, onde “verões duram décadas e os invernos uma vida inteira”. Game of Thrones mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro de Westeros. Enquanto isso, nas regiões desconhecidas ao norte da Muralha e nos continentes ao leste, ameaças de todos os tipos começam a surgir.

A série é exibida pela HBO. Na data de publicação desse post (2016), está sendo exibida a sexta temporada da série, aos domingos, as 22 horas.

The Last Kingdom

Agora, vou falar de uma das nossas maiores queridinhas aqui de casa: The Last Kingdom. A série se baseia, também, em uma série de livros escritos por Bernard Cornwell – The Saxon Chronicals (As Crônicas Saxônicas) e, gente, sério: é bom demais!!!! Já falamos da série em vídeo lá no nosso canal – clique aqui para conferir – e também falamos dos livros – clique aqui para conferir!

A série é ambientada em 872, quando muitos dos reinados que hoje compõem a Inglaterra caíram nas mãos dos Vikings. Sob o comando do Rei Alfredo, o Grande, o Reino de Wessex é o único que resiste aos ataques. Em uma mistura de heroísmo, política, religião, coragem, amor, lealdade, e a eterna busca por identidade, a série mistura figuras reais que fazem parte da História com eventos e personagens fictícios.

A história acompanha o jovem Uhtred, um nobre que perdeu os pais em um dos ataques vikings. Levado e criado por eles, Uhtred cresce e se torna um guerreiro. Mais tarde, ele parte com a missão de conquistar as terras onde nasceu.

A série é exibida nos Estados Unidos pela BBC e, no Brasil, pela History Channel. Na data da publicação desse post, estamos aguardando o início da segunda temporada. Os episódios são exibidos aos domingos, as 21h no History Channel.

Vikings

Ainda na mesma temática viking (que amamos muito), tem também a série Vikings que é mais antiga do que The Last Kingdom, mas não menos interessante já que é criada e produzida pela History Channel – ou seja, tem uma pegada fotográfica simplesmente maravilhosa. Já falamos dessa série aqui nesse post – clique para conferir!

A série teve como inspiração as narrativas acerca das incursões saqueatórias, comerciais e exploratórias dos nórdicos da Escandinávia da Alta Idade Média. Ela aborda especificamente os feitos do lendário chefe tribal viking Ragnar Lothbrok e de sua tripulação e família, tais como narrados por sagas do século XIII como a Ragnars saga Loðbrókar e a Ragnarssona þáttr, assim como na obra Gesta Danorum, de Saxão Gramático, do século XII.

As sagas lendárias nórdicas eram narrativas parcialmente fictícias baseadas na tradição oral escandinava, que foram escritas cerca de 200 a 400 anos após os eventos que elas descrevem. Entre outras inspirações utilizadas para a série estão fontes históricas do período, como os registros do saque viking feito a Lindisfarne, mostrado no segundo episódio da primeira temporada, ou o relato feito no século X pelo autor árabe Ahmad ibn Fadlan dos vikings do Volga. A série se passa no início da Era Viking, que teve com um dos seus marcos justamente o saque a Lindisfarne, em 793.

A série é exibida pelo History Channel. Na data de publicação desse post, estamos aguardando a estreia da quinta temporada. Os novos episódios são exibidos aos domingos a noite na History Channel.

Merlin

Agora, uma série que é super elogiada, principalmente pelos amantes de magia: Merlin.

Merlin conta a história de Merlin, um jovem mago que descobre seus poderes mágicos e se envolve em conflitos com Arthur, quando este ainda não era rei, no reino de Albion, em Camelot. Essa série teve sua estréia em 20 de setembro de 2008, tendo 5 temporadas disponíveis. Para quem ama magia, trajetória de feiticeiros e magos, a série é simplesmente fantástica – e mata um pouquinho aquela vontade de jogar RPG com os amigos, sabe?

A série era exibida pela BBC de Londres e, no Brasil, pela HBO Family – as vezes ainda passa. Ela teve cinco temporadas completas.

Penny Dreadful

Agora, para quem curte um ambiente sombrio, estilo caçador, cheio de criaturas fantásticas e sombrias, que tal curtir Penny Dreadful? Eu não curto muito histórias de terror e não tenho maturidade, por exemplo, para assistir American Horror Story, mas Penny é amor demais gente. Os personagens são super bem construídos e te coloca um medo na medida certa – sem momentos desesperadores. Vai por mim!

A série foi criada por John Logan e produzida por ele e Sam Mendes. A história entrelaça as origens de vários personagens famosos da literatura de terror como o Dr. Victor Frankenstein (do romance Frankenstein, de Mary Shelley), Van Helsing e a figura do vampiro (personagens presentes em Drácula, de Bram Stoker) e Dorian Gray (da obra O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde), além de trazer também lendas urbanas (Jack o Estripador) e seres místicos (lobisomens e bruxas) que, juntos, espalham sua monstruosa alienação pela Londres vitoriana.

A série é exibida pela HBO e tem totalmente disponível na HBO GO. Na data de publicação desse post, estamos conferindo a terceira temporada.

Agora é sua vez de me dar dicas! Comente aqui embaixo suas séries ambientadas em universos bem no estilo RPG que adoro me viciar em diversas histórias ao mesmo tempo!

Beijos e até a próxima! Tchau!